Terão início nesta terça-feira 03 de novembro em Patos, as aulas de dez cursos oferecidos pelo Projovem Trabalhador. Durante cinco meses jovens de 18 a 29 anos vão ser capacitados para desenvolver atividades produtivas. Além do aprendizado estes vão receber uma bolsa mensal no valor de R$ 120,00. A aula inaugural dos cursos de pizzaiolo e massas finas e doces ocorreu na última sexta-feira no Centro Social Urbano, no bairro do Jatobá. Estiveram presentes, além de dezenas de jovens, a presidente da Ong Cendac – Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente, Tereza Alice, a 1ª secretária, Márcia Cartaxo, além de coordenadores de respectivas áreas, da secretária municipal de Ação Social de Patos, Márcia Mota, do secretário executivo de Articulação Social e Orçamento Participativo, José Taunai Dantas, dentre outros.
Em Patos estão sendo oferecidos os cursos de eletricista, peças íntimas, artesanato regional, informática básica, telemarketing, turismo e hotelaria, piscicultura, manutenção de micro, massas finas e pizzaiolo, estes dois últimos ministrados pelo Cendac, que já mantém outros três em funcionamento no CSU, de pintura, corte e costura e cabeleireiro.
Os recursos para a realização dessas capacitações são oriundos do Ministério do Trabalho em parceria com o governo estadual. Além do Cendac, outras empresas ministram os cursos. A presidente do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente, Tereza Alice, deu uma injeção de otimismo aos alunos, enfocando a importância do esforço de cada uma de ter uma profissão, sendo esta uma excelente oportunidade que eles estão tendo. Fez uma explanação sobre o andamento do Projovem na Paraíba e as expectativas para 2010, quando o governo federal estará ampliando o programa, que atenderá um número bem superior de jovens
Qualificação profissional e experiência. Esses dois requisitos básicos para que o mercado de trabalho possa absorver os jovens, para muitos destes torna-se difícil por falta de oportunidades de participar de capacitações profissionais. É justamente para atender esse segmento, incluí-lo no mercado de trabalho, que a política pública federal para a juventude vem se ampliando.
Esses cursos que estão sendo oferecidos aos jovens de Patos a partir de terça-feira eram para ter ocorrido ano passado. Os recursos voltaram para o governo federal, algo em torno de R$ 5 milhões, porque não houve o devido interesse da gestão passada em desenvolver o projeto, segundo informou Clodine Azevedo, coordenadora do Projovem do Cendac. Os recursos foram resgatados em Brasília pelo atual governo estadual e os cursos, que eram para ser executados em seis meses vão acontecer num período de cinco. Este ano estão sendo capacitados na Paraíba 6 mil jovens em 68 municípios. O Ministério do Trabalho informou que a meta de 2010 é atender 15 mil jovens em nosso Estado.
O secretário executivo de Articulação Social de Patos, José Taunai, explicou que esses cursos vão gerar uma oportunidade para que os jovens possam ter uma profissão e sair com uma perspectiva melhor e engajados na sociedade. “Além dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo município, essa parceria com o Estado e agora o fortalecimento dessas políticas públicas direcionadas aos jovens vêm trazer importantes mudanças na vida dos mais carentes”, comentou Taunai.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário