Inácio Andrade Torres
A ÁGUA E O FOGO
O escritor Darlei Zanon, organizou uma coleção de metáforas contributivas para o crescimento pessoal e espiritual. Essa abaixo foi extraída de Parábolas de liderança, um dos livros que compõe essa valiosa coleção, editada e produzida pela Paulus. Leia e absorva bons fluidos.
Em um pequeno país do oriente médio o líder Xing Lee procurava entender por que seu governo estava conduzindo os negócios aos fracassos enquanto o governo anterior só via prosperidade. Decidiu procurar um mestre muito respeitado na região. Ao encontrar o sábio e explicar-lhe o que estava acontecendo, Lee esperava uma resposta.
O mestre nada respondeu. Apenas sorriu e convidou o líder para uma caminhada pelo bosque. Andaram até o rio e ali ficaram por vários minutos, contemplando o movimento das águas. A noite chegou e fizeram uma fogueira. Sentados ao lado dela, não pronunciaram nenhuma palavra, apenas contemplavam as chamas. Quando o fogo apagou, o mestre perguntou ao líder:
- Entendeu por que você não é capaz de liderar o povo e os negócios como o seu predecessor?
Lee, surpreso, disse que não havia entendido nada. Então mestre continuou.
-Reflita sobre o que acabou de ver. O fogo é forte e poderoso. Nenhuma árvore ou animal se iguala a ele em força. Facilmente ele toma conta de um grande espaço e destrói tudo o que encontra. O rio, por sua vez, começa muito pequeno, apenas um fio de água na montanha. Ele é sutil, vai descendo de mansinho, por vezes enfrentando terrenos adversos e obstáculos, mas sempre os vencendo. No final o que vemos? Do poderoso fogo, apenas cinzas. Seu poder destruiu tudo a sua volta. Ele se consome em sua própria força. A água é diferente. Ela é calma, sutil. Ela vai se fortalecendo com o tempo, conforme vai fazendo seu caminho. Ao longo do percurso, o rio cresce e também dá vida a tudo o que está ao seu redor.
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário