Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Notificações de dengue caem de 1.018 para 77 em Patos



Enquanto a ciência aguarda e prevê a chegada da vacina contra dengue para 2014, o município de Patos comemora os números da doença, que continuam em queda acelerada. Ano passado o setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde registrou 1.018 notificações. Já este ano o número caiu para apenas 77. Se em 2008 os casos de dengue notificados e confirmados positivos em laboratório ficaram em 360, aproximadamente, em 2009 apenas 05 deram positivos.
Para o coordenador de epidemiologia, José Amorim, vários fatores contribuem para a queda brusca nas notificações da doença, que tem como vetor o mosquito Aedes aegypti, como o trabalho rotineiro dos agentes de endemias, população mais conscientizada dos cuidados que deve ter para evitar o desenvolvimento das larvas e que, provavelmente estejam circulando em Patos os mesmos vírus. Devido a imunidade de boa parte da população para estes, a tendência é realmente dos números reduzirem.
Amorim reclamada doa Lacen por não enviar de volta resultados das análises do isolamento viral, o que impede da Saúde local conhecer os vírus que circulam no município. “A gente manda as amostras para o Lacen de João Pessoa, que as repassam para o Lacen de Recife, laboratório referência em isolamento viral, mas os resultados não nos são enviados”, informa Amorim.

Coordecom

Foto:entomology.ucdavis.edu

Nenhum comentário:

Arquivo do blog