A CTB -Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, realizou de 24 a 26 de setembro de 2009 em São Paulo o seu 2º Congresso Nacional que contou com a participação de mais de 1.300 delegados(as) de todo o País, representando mais de 600 sindicatos filiados a nível nacional.
A CTB- Paraíba levou 45(quarenta e cinco) delegado (as), sendo a nona maior delegação no congresso, representando os 41 sindicatos e duas federações, filiadas a Central no Estado.
O lema do congresso, Unidade para enfrentar a crise, expressou o principal desafio tático e estratégico do sindicalismo nacional.
Num momento marcado pela desmoralização das idéias e políticas neoliberais cresce a disputa em torno de um novo projeto nacional, que deve ser pautado pela valorização do trabalho, combate a todo e a qualquer tipo de discriminação, igualdade, respeito ao meio ambiente e solidariedade, conforme os documentos que foram apreciados pelos congressistas. O desenvolvimento econômico deve servir ao ser humano e não à ganância dos capitalistas. Disse o presidente reeleito da CTB nacional, Wagner Gomes.
A CTB está propondo a realização de uma nova Conclat- Conferencia Nacional da Classe Trabalhadora. A CTB compreende ainda que a defesa da Unicidade Sindical esteja em primeiro plano, ao lado dos direitos sindicais. A Central luta pela revogação da Portaria 186 do Ministério do Trabalho e Emprego, que quebra o preceito da unicidade sindical nas federações e confederações, pela estabilidade para todos os dirigentes sindicais, o fim do fator previdenciário, as eleições de 2010, dentre outras bandeiras de lutas..
O atual presidente da CTB no Estado, o sindicalista José Gonçalves, compõe a direção nacional plena da Central, representando a Paraíba.
“O grande desafio da central no estado neste momento é estruturarmos a nossa sede em João Pessoa , Campina Grande, Patos e Sousa, além de intensificarmos o trabalho de filiação de sindicatos, e encaminharmos as lutas dos trabalhadores e trabalhadores na Paraíba”. Enfatizou Gonçalves.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário