O desenvolvimento no campo no município de Quixaba, Sertão paraibano, ganha novo elemento, que vem ganhando simpatia e adesão dos pequenos produtores, que hoje vivem momento especial na economia agropecuária. Trata-se do programa Semente Crioula, atividade desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Emater, Sindicato Rural e comunidades.
Todos imbuídos na construção de um banco de sementes nativas da região, algumas em processo de extinção, sementes estas que, selecionadas e guardadas sob rigoroso sistema de conservação, vão servir para futuras plantações: gergelim, feijão, milho, abóbora e outros alimentos. “Teremos, a partir do uso dessas sementes selecionadas, plantios de melhor qualidade”, enfatizou o secretário de agricultura de Quixaba, Luciano Trindade.
Uma cultura que vem se destacando no município é a de pimenta, com a produção mês de 300 quilos, aproximadamente. Um projeto, orçado em R$ 100 mil e inserido no programa Territórios da Cidadania, do governo federal, pretende incrementar o plantio da cultura, cujo cultivo há registro de 5 mil anos a. C. pelos indígenas americanos.
Outro grande entusiasmo dos produtores rurais está relacionado ao melhoramento genético e produção do leite dos rebanhos caprinos. O Município ganhou uma doação da ONG SOS Sertão, dois reprodutores da raça Alpino Britânica e lançou o projeto Berro Eficiente, que consiste no empréstimo dos animais para o melhoramento genético dos animais. O Município poderá receber ainda este ano mais doações de reprodutores para melhorar ainda mais o rebanho.
O criador José Medeiros de Andrade, do Assentamento Preacas, que está fazendo uso deste empréstimo, diz que a introdução dos animais vai melhorar bastante a qualidade dos rebanhos. “A caprinocultura hoje é uma das melhores atividades no campo devido seu baixo custo, rapidez da produção e bom preço de mercado”, comentou.
Com relação à produção de leite de cabras, diariamente à usina de laticínios os produtores repassam 220 litros, aumento na produção de mais de 100% em relação ao início deste ano. O rebanho caprino em Quixaba, segundo projeções do agrônomo e funcionário da Emater, Luis Alves, chega a duas mil cabeças.
A Emater tem importante papel nessa parceria com a Prefeitura, prestando assistência técnica aos produtores, desde na preparação do solo, cuidados com a semente, colheita, higienização dos animais, em especial da assepsia das tetas do gado leiteiro, bem como de seus currais.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário