Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Fundac realiza debate sobre drogas em Patos


Um importante evento enfocando a problemática das drogas aconteceu na Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, na tarde de hoje, quarta-feira 15. Realizado pela Fundac, dentro da programação do Dia Mundial de Combate às Drogas, comemorado em 26 de julho, a reunião contou com a participação do presidente desta instituição, Diamantino da Silva Lima, Deusimar Guedes (Polícia Federal), secretários municipais, vereadores, polícias Militar, Civil, além de representantes de clubes de serviços e associações comunitárias.
Na abertura houve encenação pelos Desbravadores, grupo de crianças evangélicas, enfocando o tema. Em seguida o presidente da Fundac falou da importância de se trabalhar a educação visando a prevenção às drogas e anunciou para breve um encontro com os segmentos organizados da cidade para se discutir a política e uma agenda de trabalho nesse direcionamento. O vereador Raniere Ramalho deu as boas vindas aos participantes, elogiando o trabalho desenvolvido pela Fundac e PF em relação a esse problema de saúde pública.

4 milhões de mortes provocadas pelo cigarro este ano

O palestrante Deusimar Guedes, assessor de imprensa da PF, e que há anos faz um trabalho de divulgação de prevenção às drogas, iniciou sua fala dizendo que as drogas são um dos maiores problemas da sociedade contemporânea, destacando o crack, maconha e as drogas lícitas a exemplo álcool e o tabaco, este último que deverá ser responsável por quatro milhões de mortes este ano no mundo. Ele citou estatísticas do INCA – Instituto Nacional do Câncer que aponta que 90% dos cânceres nas vias respiratórias são provocados pelo consumo do cigarro.
Deusimar enumerou os principais motivos que impulsionam os jovens a enveredar no caminho das drogas:
- influência de grupo;
- disponibilidade da droga;
- falta de diálogo com os pais;
- Desestrutura familiar;
- modismos;
-mau exemplo dos adultos, a começar pelo lar;
- busca do prazer; - fuga da inibição;
- desinformação, dentre outros.
O palestrante lembrou que os bons hábitos adquiridos em casa, na escola são imprescindíveis na prevenção às drogas. “Uma das sugestões para enfrentarmos esse problema é o envolvimento de todos. Cada um fazendo sua parte”, comentou Guedes. Ele citou outras sugestões nesse sentido, como bons hábitos, destacando exercícios físicos, alimentação saudável.

Fonte: pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog