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sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Turismo paraibano supera expectativas em 2008


Setor gerou mais de R$ 30 milhões em negócios nos últimos três anos e roteiros levam turistas de todo o país para o interior do estado.

A tendência do turismo paraibano é crescer cada vez mais, principalmente no interior do estado. Neste ano de 2008, novos projetos foram implantados pelo Sebrae Paraíba e seus parceiros, evidenciando as belezas do litoral ao sertão. No salão de turismo deste ano foi discutida a temática "Eventos gerando turismo e girando negócios", e a expectativa é de que a Paraíba, que captou cerca de 80 eventos até o final de 2007, eleve este número para 120 até 2010, gerando empregos e renda para o estado.
De acordo a gestora de turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, a expectativa é profissionalizar a mão-de-obra paraibana para que possa ter excelência em atender as necessidades dos eventos captados, elevando a receita de bares, restaurantes e hotéis e de toda uma cadeia do setor de serviços que se beneficia com a realização desses eventos, como taxistas, empresas de transporte coletivo e supermercados.
Com a perspectiva de crescimento do segmento de eventos, deverão ampliar as contratações formais e temporárias nos próximos anos, segundo explica Regina. Nos últimos três anos, estima-se que o setor de eventos tenha gerado mais de R$ 30 milhões em negócios no estado e movimenta toda uma cadeia produtiva da economia local, além de aumentar o faturamento médio das empresas.
Frio e cultura
Uma opção para quem quis fugir da tradicional rota 'calor e praia', foi o Projeto Caminhos do Frio começou a ser comercializado como pacote turístico este ano e atraiu visitantes de todo o país. Os turistas, durante o circuito, puderam vivenciar o clima ameno das cidades brejeiras e as belezas das paisagens e do conjunto arquitetônico e cultural, no interior de um estado conhecido nacionalmente pelo seu clima quente. "Com a venda do roteiro em pacotes, aumentamos muito a visibilidade para o Brejo, gerando mais negócios de forma profissional para a região", comentou Regina.

Este ano, a rota foi realizada pela terceira vez, em uma parceria do Sebrae com o Governo do Estado e prefeituras municipais, e percorreu seis municípios do Brejo paraibano (Alagoa Nova, Bananeiras, Alagoa Grande, Pilões, Serraria e Areia), onde os visitantes puderam usufruir os atrativos históricos, os engenhos abertos a visitação, a riqueza gastronômica e as festas programadas para o período, com apresentações e oficinas culturais.
A cada semana, um dos municípios integrantes do roteiro apresentou suas opções de lazer e cultura, realizando atrações culturais que características, como a dança, artes visuais, artes cênicas, literatura, cinema, folclore e muita música. O roteiro ainda ressalta as belezas da paisagem local por meio de passeios ecológicos e a rica e diversificada culinária regional.Segundo Regina, a edição deste ano do projeto superou os índices de 2007, cumprindo os objetivos de promover as belezas naturais e a cultura do Brejo paraibano. "Foi um sucesso extraordinário", afirmou Regina.
Rota do açúcar
A rota, que integra os estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, através do 'Projeto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização', está em fase de finalização. A rota será lançada como pacote turístico para o mercado durante o Salão de Turismo Roteiros do Brasil/2009, sendo o 1º roteiro integrado que a Paraíba faz parte e o 2º consolidado no Nordeste.
Cana e derivados
O roteiro, que promete ser mais um atrativo para os turistas, passa por cidades que tem apelo histórico e engenhos produtivos. Os visitantes poderão vivenciar a cultura da cana-de-açúcar, vendo a produção dos derivados como a cachaça, o melaço e a rapadura. "O próximo passo é definir bem o recorte territorial para o roteiro, pois apesar das potencialidades de vários municípios, para vender bem um produto turístico temos que levar em conta as distâncias entre as cidades, a capacidade de atendimento e infra-estrutura, senão corre-se o risco do turista não comprar a idéia", explicou a gestora.
Para a validação do roteiro, entre os dias 19, 20 e 21 de janeiro, consultores do Ministério do Turismo e Sebrae Nacional, avaliarão as condições desses municípios. "Teremos uma excelente oportunidade de consolidar esse roteiro no mercado nacional e regional, além de abrir oportunidades para firmar novas parcerias financeiras e a concretização de novos investimentos públicos e privados na região", conclui Regina.

Parceiros
Este ano, o Sebrae firmou várias parcerias com a Abav e a Abrasel, o que possibilitou a produção de vários eventos, ajudando a vender roteiros turísticos do estado em todo o país e capacitar as pessoas que trabalham no mercado local. Com a Abrasel, por exemplo, as cidades de Campina Grande e João Pessoa já foram integradas no projeto 'Brasil Sabor', de abrangência nacional. Outro projeto interessante em parceria com a Abrasel é o 'Caminhos do Sabor', que capacita empresários do ramo de restaurantes da orla de João Pessoa e prepara os funcionários e estabelecimentos para formar uma rota de restaurantes especializados na recepção de turistas.
Ascom Sebrae-PB
fotos:www.oesteinforma.com.br/www.joaopessoaconvention.com.b

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