Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Chefe do tráfico de drogas no Complexo do Alemão é preso em João Pessoa


Mais um traficante carioca foi preso em João Pessoa. Maciel de Souza Ferreira, conhecido como Ciel, seria um dos chefes do tráfico de drogas no Complexo do Alemão (foto), no Rio de Janeiro. Ele estaria montando um patrimônio na Paraíba com o dinheiro do tráfico.
Maciel foi detido na madrugada da segunda-feira (22) em Mangabeira, em uma operação conjunta do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil com o Serviço de Inteligência da Polícia Militar. A operação começou na noite da segunda-feira e terminou apenas na manhã desta terça (23). Maciel chegou a afirmar à polícia que estaria foragido em João Pessoa porque o Comando Vermelho pretendia matá-lo.
A polícia afirmou que desenterrou 9 kg de cocaína pura na casa onde o traficante foi encontrado. Segundo as primeiras informações, ele já teria investido todo o dinheiro arrecadado com as drogas em carros e casas. Até o momento, segundo a polícia, já foram detectadas quatro residências, sendo uma no bairro do Cristo, uma em Mangabeira, uma no Ernesto Geisel e outra no Valentina Figueiredo.
Com o acusado ainda foram apreendidos três carros, um Honda Civic, um Astra e uma Brasília, além de três motocicletas. Alguns deles, com placas da Paraíba e do Rio de Janeiro, estariam no nome de Maciel. Em uma outra casa que seria do traficante foram encontradas duas pistolas e maisde 200 munições de calibres variados, além de uma pequena quantidade de maconha e a quantia de R$ 500. Dois veículos táxi que pertenciam a Maciel e estavam circulando pela cidade também foram apreendidos.
Na ocasião, também foram presos Arnaldo Soares de França Filho, 21 anos, paraibano e o carioca Luis Cláudio Braga dos Santos, 18 anos. A Polícia investiga aparticipação deles no tráfico de drogas e na lavagem do dinheiro.
Império do tráfico
Maciel de Souza Ferreira seria membro da família que dominava o tráfico em uma região composta por 12 favelas na zona Norte do Rio de Janeiro, o chamado Complexo do Alemão, um dos locais mais violentos da cidade.
Em setembro, segundo informações do Jornal O Globo, o seu irmão, Antônio de Souza Ferreira, o Tota, que seria chefe do complexo, teria sido morto por ordem da cúpula do Comando Vermelho. A polícia chegou a cogitar que Maciel e um outro irmão, Ronaldo, conhecido como Piu, também teriam sido executados e saiu à procura de seus corpos.
As emissoras de televisão nacionais transmitiram na época imagens de traficantes comemorando a morte de Tota, tendo em punho armas de grosso calibre. Maciel de Souza Ferreira está preso na Secretaria de Segurança Pública do Estado.De acordo com a polícia, após a morte do irmão, Maciel veio para a Paraíba e daqui comandava as ações dos traficantes no morro carioca.
Escondido na Paraíba
Em outubro, outro traficante carioca foi encontrado no Estado. Alexandre de Jesus Carlos, de 34 anos, estava escondido na Praia de Jacumã, no município do Conde. Ele teria oito mandados de prisão expedidos pela Justiça no Rio de Janeiro, sendo acusado de comandar o seqüestro de três chineses e um vietnamita e de administrar a venda de drogas na comunidade Vila Cruzeiro.

Karoline ZilahCom informações da TV Cabo Branco

Nenhum comentário:

Arquivo do blog