Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Filarmônica 26 de Julho completa 77 anos de fundação


A Filarmônica 26 de Julho da cidade de Patos comemora seu aniversário nesta sexta-feira com uma programação, como não poderia deixar de ser, à base de muita música. A agenda de comemoração da data natalícia da 26 de Julho, um dos maiores símbolos da cultura do município, começa nesta sexta-feira, dia 25, às 17h, com desfile de bandas de música partindo da sede da Filarmônica, no Bairro Belo Horizonte, percorrendo principais ruas do referido logradouro até o centro da cidade, Praça Getúlio Vargas. Às 18h30 acontece retreta com as bandas paraibanas convidadas: Banda Leões Dourados, de Cacimbas; Santo Onofre, de Junco do Seridó e Banda de Juazeirinho, além da 26 de Julho. Às 21h será oferecido na sede da homenageada um jantar de confraternização para todos os músicos presentes.
No sábado 26, a exemplo de outros aniversários, por volta das 4h a Filarmônica desfilará pelas principais ruas do centro de Patos, tocando tradicionais dobrados: Batista de Melo, Saudade de Minha Terra, Tenente Severino Gomes, General Manuel Rabelo, dentre muitos outros conhecidos dos patoenses. Pela manhã ainda acontecerá torneio de futebol com as equipes da Filarmônica 26 de Julho, III BPM, Sesi e de convidados. Ao meio-dia será oferecido almoço para os mais de 50 componentes da Banda e seus familiares, com direito a banho de piscina e música ao vivo, tendo como local o Recreio Maçônico.
Origem

A Filarmônica 26 de Julho foi fundada em 1931 pelo professor campinense Anésio Leão, que lhe deu essa denominação em homenagem póstuma ao ex-presidente João Pessoa. Antes se chamava Banda do Instituto São José. O prefeito na época, Adelgício Olintho de Melo e Silva, reconhecendo o trabalho desenvolvido por Anésio Leão, incorporou a banda ao Poder Municipal e adquiriu todo o instrumental necessário ao funcionamento da Banda, aproveitando o potencial artístico dos filhos da terra. A Filarmônica 26 de Julho, ao longo de seus 77 anos de vida conseguiu, mesmo enfrentando muitos problemas, elevar o nome de Patos na música, se apresentando em diversos municípios paraibanos e de estados vizinhos, participando de festivais e revelando gerações de instrumentistas, como faz até hoje.
Maestros

Alésio Leão, seu fundador, foi também o primeiro maestro. Depois vieram na seqüência: Luís Benjamin, Enésio Hipólito Dantas, Ernani Maria de Oliveira, Adauto Camilo, Pedro Marinho, Hermes Brandão, Antonio Maginário, Severino Nunes, Cornélio Calazans, José Gomes, João Batista dos Santos (Toné), Manoel Laureano dos Santos, José Galdino, José Baltazar, João Batista de Morais, Pedro Morais, Edson Morais, Aroeira, Zé da Trompa, Antônio Amâncio, Francisco Norberto da Silva (Casca de Bala), Eugênio Rodrigues, Joaquim do Clarinete e Danilo Gaudino Fernandes. Hoje é comandada por Marklean de Oliveira.
A Filarmônica ressurgiu no cenário musical patoense com o projeto Pra ver a Banda Tocar, se apresentando nas praças da cidade. Outra participação importante sua se dá durante o São João, quando passa a se chamar Forrônica, com os componentes tocando grandes clássicos do forró tipicamente regional.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog