Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Câmara reabre trabalhos com embate sobre a última pesquisa eleitoral


A Câmara Municipal de Patos reabriu na noite de ontem seus trabalhos, após um mês de recesso. Para não fugir de sua normalidade, os ânimos estiveram exaltados. Os destaques da noite foram os discursos de Ivanes Lecerda (PSDB) e Francisco Antônio de Maria (Chico Bocão). Ivanes levantou suspeitas sobre a pesquisa realizada pela Consult publicada no Jornal da Paraíba no último do domingo na corrida para prefeito.
O médico vereador falou da coincidência dos números das duas pesquisas feitas pelo instituto, a de 29 de dezembro do ano passado e a mais recente, em que o prefeito atual, Nabor Wanderley, apareceu com o mesmo percentual, 61,4%. Mas o que mais lhe chamou a atenção foi a queda surpreendente na intenção de voto pró Nabor no Distrito de Santa Gertrudes, onde este tinha índice de 75% de votos declarados a seu favor em dezembro último e na recente pesquisa, realizada este mês perdeu 50 pontos.
Ivanes pediu ao vereador Marcos Eduardo que enviasse pedido de explicação à Consult sobre o evento que poderia ter causado essa estrondosa queda percentual. “Não temos nenhum fato marcante que faça com que a população de Santa Gertrudes tenha mudado drasticamente sua opinião”, disse Ivanes, que não poupou nem o presidente da Casa, Marcos Eduardo, citou fala deste, como está registrado na ata do Legislativo, afirmando que o PMDB fraudava pesquisas.
Depois de Ivanes foi a vez de Chico Bocão usar a Tribuna para rebater as suspeitas de Ivanes. “Vossa Excelência quer uma explicação sobre essa queda de Nabor em Santa Gertrudes, então vou dar. Isso é o reflexo do Cheque Moradia distribuído pelo Governo do Estado no Distrito”, comentou Bocão em tom agitado. Ivanes pediu um aparte para dizer que o vereador da situação estava confuso, e que os cheques foram distribuídos em 2006, sendo que a pesquisa a que se referia aconteceu em dezembro de 2007. Chico retrucou e acrescentou: “Até o mês passado ainda estava chegando cheque por lá”.
Ao longo da sessão, que contou com a participação do secretário de Planejamento, Misael Nóbrega, os vereadores citaram o colega Bonifácio Rocha (PSB), que entrou com pedido de licença médica por 90 dias para se recuperar de uma cirurgia na perna, proveniente de uma queda que lhe causou fratura de fêmur. Eles lamentaram bastante a ausência de Rocha. O presidente do Legislativo patoense, Marcos Eduardo, mais uma vez elogiou o trabalho dos vereadores que estão atentos aos problemas da cidade. Falou que o processo eleitoral em que vivemos não irá atrapalhar o bom andamento dos trabalhos da Casa Juvenal Lúcio de Sousa.
foto:garimpandopalavras

Nenhum comentário:

Arquivo do blog