Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

População faz escolha de cursos técnicos para Patos

Aconteceu na manhã de hoje na Associação Comercial de Industrial de Patos audiência pública promovida pela Prefeitura Municipal e Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica, para a escolha dos cursos técnicos e superiores a serem implantados na cidade. O evento contou com a participação de representantes de diversas entidades da sociedade, como igrejas, universidades, Sebrae, clubes de serviços, associações comunitárias, sindicatos, além de estudantes, professores, que apresentaram e defenderam suas propostas. Ao todo foram apresentados vinte cursos na área técnica, sendo os quatro mais votados: Técnico em calçados (31 votos), edificações (22), eletrotécnica (20) e informática (19). Devendo ser implantados inicialmente o de calçados e edificação. O curso superior escolhido foi o de Segurança no Trabalho, com doze votos e em segundo Gestão Ambiental, oito votos.

O evento foi aberto pelo prefeito Nabor Wanderley, que falou do momento ímpar para o desenvolvimento local, através da implantação de cursos que vão oferecer excelentes oportunidades para a formação de mão-de-obra capacitada, a qual deverá ser muito bem absorvida pelo mercado de Patos e região. “É uma história que está sendo construída com lisura, onde cada cidadão faz valer sua vontade e exorta sua opinião e vota naquilo que acredita que trará maior benefício social para sua cidade”, comentou Nabor.
De acordo com o diretor de estudos do Cefet, Raimundo Nonato, o próximo passo é informar ao MEC da realização da audiência, cadastrar os cursos e começar a trabalhar o projeto arquitetônico, e se possível implantar ainda este ano o Centro de Federal de Educação Tecnológica de Patos, que inicialmente funcionará com o técnico de calçados e edificações. Nonato explicou que, caso o curso superior seja apontado pela comunidade como não prioritário, poderá substituí-lo por um terceiro técnico. “Mesmo que não consigamos abrir os cursos este ano, em fevereiro de 2009 eles estarão funcionando, até porque é uma determina cão do governo federal”, enfatizou Nonato. Cabe ao prefeito de Patos enviar mensagem à Câmara informando a contrapartida do município nesse projeto de educação federal, para o qual já existe área reservada, de mais de 40 hectares, onde funciona hoje a Escola Agrícola.

Depois que esses três cursos (Calçados, Edificações e Segurança no Trabalho) passarem a funcionar, com o tempo outros que seguem na lista, a exemplo de Informática vão ser oferecidos à população.
Deverão ser abertas 60 vagas para professores e 65 para técnicos administrativos, como informou Raimundo Nonato. O concurso deverá ser realizado este ano, depois da avaliação que o MEC fará ao local em que a Escola Técnica será edificada, segundo explicou Mônica Montenegro. Ela ressaltou que mesmo o curso de Calçados tendo sido o mais votado, não significa que ele seja o primeiro a funcionar. “Serão necessários equipamentos pesados e vai depender dos recursos disponíveis pelo MEC”, opinou.

Confira os cursos mais solicitados na audiência pública e a votação de cada um deles.

TÉCNICO EM CALÇADOS – 31 votos
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – 22
TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - 20
TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA – 19
CURSO SUP. EM TECNOL. DE SEGURANÇA DO TRABALHO – 12
CURSO SUP. EM GESTÃO AMBIENTAL – 08
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO - 06
TÉC. EM REDAÇÃO OFICIAL E ATENDIMENTO AO PÚBLICO – 05
TÉCNICO EM VENDAS - 04
TÉCNICO EM AGROECOLOGIA – 03
TÉCNICO EM MECÂNICA – 03
TÉCNICO EM AQUICULTURA E PESCA – 03
TÉCNICO EM AGRICULTURA – 02
TÉCNICO EM GESTÃO CULTURAL - 02
TÉCNICO EM ELETRÔNICA – 01CULTURAL – 02
CURSO SUP. DE TECNOLOGIA EM FOTOGRAFIA – 01
TÉCNICO EM ALIMENTOS – 01
TÉCNICO EM BIBLIOTECA – 01
CURSO SUP. EM TECNOL. COMUNICAÇÃO ASSISTIVA – 01
CURSO SUP. EM TECNOL. DE CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS – 01
CURSO SUP. DE TECNOLOGIA EM REDE DE COMPUTADORES - 01
fonte: Assessoria
Fotos:Weberson Leitão

Nenhum comentário:

Arquivo do blog