Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Concurso PM: concorrência entre as mulheres chega a 204 por vaga


A Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Estadual da Paraíba (Comvest) divulgou ontem a concorrência do concurso público para soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba (CFSd/2008). Com um percentual em torno de 204 candidatos por vaga, a maior concorrência ficou com a opção de policial militar feminino, para 1º e 5º BPM, em João Pessoa. Já a menor ficou com função de soldado bombeiro militar, do sexo masculino, para o BPM de Patos, com cerca de 13 candidatos por vaga.A opção de policial militar feminino, para o 2º BPM, em Campina Grande, aparece em segundo lugar, com uma média 92 candidatos por vaga. Em seguida, vem a opção de policial militar feminino para o 4º BPM, em Guarabira, com 83 candidatos por vaga. A relação completa da concorrência pode ser conferida no site da Comvest (www.uepbcomvest.inf.br), através do link (www.concursos/pm/pmpb_cfsd_2008/concorrencia.pdf).
Estão sendo oferecidas mil vagas, sendo 860 para PM e 140 para bombeiro militar. O salário bruto é acima de R$ 1.000. O maior número de inscrições foi para a função de soldado masculino para os BPMs de João Pessoa e Campina Grande. Para essa função, estão sendo oferecidas 300 vagas e a concorrência ficou em torno de 35 candidatos por vaga. O exame intelectual (de caráter classificatório e eliminatório) será realizado no dia 2 de março do próximo mês, das 8 às 12 horas, em locais a serem definidos e divulgados pela Comvest. O conteúdo programático das provas será Língua Portuguesa, Matemática, História da Paraíba, Geografia da Paraíba e Noções Básicas necessárias à atividade policial militar. As demais etapas constam de exames de saúde, aptidão física e psicológica e avaliação social, todas de cunho eliminatório.
Do total das vagas, 940 são para o sexo masculino e 60 para o feminino. O major Araújo, que integra a Comissão Coordenadora, informou que desde o ano de 2003 foram realizados dois concursos públicos para formação de soldado da PM, tendo sido o primeiro em 2004-2005, com 500 vagas, e o segundo em 2006-2007, com mais 1.000 vagas.A estimativa é de que, através desse terceiro concurso, o efetivo da Polícia Militar da Paraíba chegue a mais de 11 mil homens e mulheres.

Paula Brito (Jornal da Paraíba)
foto:www.acpr.com.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog