Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Dicas de saúde para enfrentar o calor

Por: Dra Anarah Suellen Queiroz Conserva
Nutricionista – CRN: 6 4818 - (Colaboradora)

A cidade de Patos, localizada no sertão da Paraíba. É uma cidade de clima quente e seco. Nas épocas quentes, como sempre acontece em nossa região, ocorre uma diminuição do metabolismo basal, pois o nosso corpo não precisa de um esforço tão grande para manter a temperatura interna constante, como no inverno. Por este motivo, devemos ingerir mais alimentos com baixa caloria e evitar alimentos gordurosos. Além disso, nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Em condições normais, o organismo de uma pessoa adulta perde em média 2,5 litros por dia, considerando as perdas pelo suor, urina, fezes e na perspiração (perdas de água, na forma de vapor, pela pele e pulmão que não são percebidas). Portanto, é necessária a reposição diária de 2,5 litros de água, considerando-se toda a água ingerida pura ou na forma de alimentos, tanto sendo líquidos quanto sólidos.

Água nos alimentos

Ao contrário do que se pensa, não são apenas os alimentos na forma líquida os que hidratam o organismo. Existe água em todos os alimentos, sendo que em alguns as concentrações são bastante altas. Por exemplo, nas verduras de folha e em alguns legumes, mais de 90% do seu peso é dado pela água presente nos seus compartimentos celulares. Algumas frutas também chegam a ter mais de 90% do seu peso em água. Paralelamente, alimentos secos como bolachas têm apenas 4% de água. Sendo assim, todos os alimentos, independentes de estarem em forma líquida ou sólida, contribuem de alguma maneira para fornecer água ao organismo. Considera-se, em termos gerais, que aproximadamente 1 litro de água é fornecido ao organismo pela alimentação em geral, somando-se já a água gerada pelos processos metabólicos necessários à própria utilização dos alimentos.

Cafeína provoca perda de água

Com isso, temos uma necessidade diária de, aproximadamente, um litro e meio de água por dia, que deve ser fornecida ao organismo além dos alimentos, podendo ser ingerida pura ou na forma de sucos, chás, caldos, sopas, etc. Quando a transpiração do corpo aumenta, em função do aumento da temperatura ambiente, como no verão, ou de uma atividade física desgastante (quando há aumento da temperatura corporal), as necessidades de água também aumentam. O uso excessivo e constante de café ou outras bebidas ou produtos que contenham cafeína (exemplo: guaraná em pó) também levam a uma maior perda de água; o mesmo ocorre com o uso freqüente de bebidas alcoólicas. Nas perdas provocadas pelo suor, além da água, perdem-se também sais minerais, principalmente sódio, o qual necessita ser reposto.
Por isso, um suco de frutas, como limonada, com uma pitada de sal é um excelente re-hidratante. As chamadas bebidas isotônicas, ou repositores hidro-eletrolíticos, seguem esse princípio. A água de coco é um isotônico natural, com quantidades equilibradas de sais e água. É bom lembrar que quantidades excessivas de sódio também podem promover a desidratação, devendo ser utilizado em pequenas quantidades. Quando as perdas de água tornam-se maiores do que a reposição, o organismo entra em processo de desidratação, o que é extremamente perigoso e, em casos extremos, pode ser fatal.
Não espere a sede chegar, pois ela é um sinal de que já estamos desidratados, devendo a água ser consumida antes que esse sinal se desencadeie. As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas além de serem mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes e cortes de carne vermelha magros. Por outro lado, evite as carnes das aves com a pele e as carnes com gorduras visíveis. Quanto a forma de preparação, varie entre cozidos, grelhados, assados ou caldeiradas, deixando de lado as frituras que são extremamente calóricas. Privilegie os alimentos pouco calóricos, mas ricos em vitaminas, minerais e fibras, tais como as frutas, verduras e legumes.

Benefícios

O consumo de sucos de frutas e legumes naturais (tanto como acompanhamento das refeições, como nos intervalos) e de saladas (temperadas com limão, iogurte, ervas naturais, mostarda, sal e um fio de azeite de oliva) só traz benefícios para sua saúde. Portanto, inclua-os em seu cardápio diariamente! Inclua os cereais e seus derivados (arroz, milho, aveia, pão, torrada, macarrão) assim como os tubérculos (batata, batata-doce, mandioca, jerimum) em todas as suas refeições, pois, são alimentos ricos em vitaminas do complexo B e carboidrato, sendo que o último é um nutriente essencial, para o fornecimento de energia para todo o organismo (em especial, para o cérebro e os músculos). Além disso, o carboidrato fornece menos da metade das calorias da gordura (1 grama de carboidrato fornece 4 calorias e 1 grama de gordura fornece 9 calorias. Não espere a sede chegar, pois ela é um sinal de que já estamos desidratados, devendo a água ser consumida antes que esse sinal se desencadeie.
As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas além de serem mais saudáveis. O consumo de sucos de frutas e legumes naturais (tanto como acompanhamento das refeições, como nos intervalos) e de saladas (temperadas com limão, iogurte, ervas naturais, mostarda, sal e um fio de azeite de oliva) só traz benefícios para sua saúde. Portanto, inclua-os em seu cardápio diariamente!

Controle da gordura
Inclua os cereais e seus derivados (arroz, milho, aveia, pão, torrada, macarrão) assim como os tubérculos (batata, batata-doce, mandioca, jerimum) em todas as suas refeições, pois, são alimentos ricos em vitaminas do complexo B e carboidrato, sendo que o último é um nutriente essencial, para o fornecimento de energia para todo o organismo (em especial, para o cérebro e os músculos). Além disso, o carboidrato fornece menos da metade das calorias da gordura (1 grama de carboidrato fornece 4 calorias e 1 grama de gordura fornece 9 calorias).
Controle o consumo das gorduras, evitando principalmente, as de origem animal (toucinho, banha, bacon, manteiga, creme de leite) por conterem colesterol. Dê preferência às gorduras de origem vegetal (margarina, óleos como: canola, girassol, milho, soja e azeite de oliva). Lembre-se que as gorduras também estão presentes de forma 'mascarada' - em muitos petiscos (como salgadinhos, amendoins, castanhas, calabresa fatiada), nos alimentos fritos em imersão no óleo (como batata, camarão, lula, empanados, bolinhos, etc.), nos queijos amarelos (mussarela, prato, provolone, parmesão, etc.), nas maioneses e patês industrializados, nos doces (chocolates, bolos e bolachas com recheio) e sorvetes de massa.
Nunca pule refeições e jamais fique um dia inteiro consumindo apenas 1 único alimento. Esse tipo de atitude desregula o funcionamento geral do organismo, prejudicando-o. O ideal é fazer 5 refeições diárias: 3 principais (café da manhã, almoço e jantar) e 2 pequenos lanches, nos intervalos. Além disso, o café da manhã e o almoço deverão ser mais 'reforçados' que o jantar, pois o gasto energético durante o dia é maior que à noite.
Assim, já deu para perceber que manter a saúde durante todo o ano não é tarefa impossível! Basta ter bom senso e, principalmente, determinação.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog