Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

ASA comemora mais de 220 mil cisternas construídas


A ASA – Articulação no Semi-Árido Brasileiro, conjunto de entidades que lutam para oferecer condições aos milhões de pessoas que vivem na região mais penalizada pelo clima quente e seco nordestino, apesar de tantas dificuldades para tocar o Programa Um Milhão de Cisternas, comemora nesta terça-feira, em ato público no município Feira de Santana-BA, irá celebrar a construção de mais de 220 mil cisternas, as quais oferece água de qualidade para mais de 1 milhão de pessoas.
Até o dia 31 do mês passado já haviam sido construídas 221.362 cisternas, com mais de 228 mil famílias mobilizadas; 5.664 pedreiros, fazendo chegar esse serviço a 1.031 municípios. O Programa 1 Milhão de Cisternas não prima apenas pela democratização de acesso à água de qualidade que possa matar a sede das famílias do semi-árido brasileiro, mas também capacitar mão-de-obra, provocando mudanças sociais, políticas e econômicas significativas na região, sendo a água vista como direito básico do ser humano. A Articulação no Semi-Árido Brasileiro é uma rede de organizações da sociedade civil que trabalha pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região. Atualmente, a ASA reúne cerca de 750 organizações da sociedade civil, entre elas sindicatos de trabalhadores rurais, associações de agricultores, cooperativas de produção, igrejas católicas e evangélicas, ONG´s de desenvolvimento e ambientalistas, entre outras.
P1MCO
Programa Um Milhão de Cisternas, iniciado em 2003, tem promovido a descentralização das estruturas de abastecimento de água e, conseqüentemente, a democratização desse elemento essencial à vida. Desenvolvido, atualmente, em 1.031 municípios, o P1MC já mobilizou e capacitou mais de 220 mil famílias, semi-árida. São crianças com mais tempo para os estudos, e mulheres e homens que, hoje, têm mais tempo para suas atividades no roçado e em casa, tornando-os também independentes das políticas eleitoreiras.
As Cisternas
São reservatórios cilíndricos, construídos próximo à casa do(a) agricultor(a), que armazenam a água que cai no telhado e é captada por uma estrutura construída com calhas de zinco e canos de PVC. A cisterna é uma tecnologia de baixo custo, de domínio dos agricultores e das agricultoras e de comprovada eficiência técnica. Cada cisterna do P1MC tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água, quantidade suficiente para uma família de 5 pessoas beber e cozinhar, por um período de 6 a 8 meses – época da estiagem na região.
Da ASA com o Garimpandopalavras

Nenhum comentário:

Arquivo do blog