Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Dia Municipal de Combate ao Fumo em Ambiente Fechado


A cidade de Patos cebebra sexta-feira, pela primeira vez, o Dia Municipal de Combate ao Fumo em Ambiente Fechado. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos, consta de uma caminhada pelas ruas do centro da cidade, com saída prevista da Praça Edivaldo Motta, às 8h, com parada na Associação Comercial, local onde será proferida uma palestrapor Alberto Rodrigues Molina, diretor da Agevisa - Agência Estadual de Vigilância Estadual. O objetivo da mobilização é levar a conscientização à poopulação sobre os maelfícios oriundos do consumo do tabaco, que tanto prejudica o fumante ativo quanto o passivo.
Fumante passivo
O fumante passivo é o indivíduo que não fuma, mas está exposto à fumaça de cigarros de parentes, amigos ou colegas de trabalho. O cigarro é o maior poluidor ambiental doméstico, segundo a Organização Mundial da Saúde. Como as pessoas passam 80% de seu tempo em locais fechados no trabalho, nas residências ou em locais de lazer há grande risco de exposição excessiva a esta fumaça. Os efeitos nocivos de fumar ativamente são conhecidos há muitas décadas.
Atualmente se reconhece que os não fumantes têm muitas das doenças que os fumantes costumam apresentar, justamente por estarem expostos à fumaça do cigarro. As pessoas com maior risco de sofrerem as conseqüências do fumo passivo são aquelas que moram com fumantes ou as que trabalham em ambientes em que é permitido fumar. O local de trabalho é a principal fonte de exposição à fumaça do cigarro para profissionais que não moram com fumantes. Estima-se que aproximadamente 700 milhões de crianças, ou seja, quase a metade das crianças de todo o mundo são fumantes passivas, principalmente devido ao hábito de fumar de seus pais.
Benefícios da prevenção
Filhos de pais e mães que não fumam terão maior probabilidade de não serem fumantes.
Aumento de produtividade em ambientes de trabalho onde não é permitido fumar.
Ambientes onde não é permitido fumar têm menor risco de incêndio e outros acidentes.
As pessoas que freqüentam ambientes onde não é permitido fumar têm menor custo com a saúde.
Há maior durabilidade e menor custo de manutenção e de substituição de equipamentos, móveis e carpetes em locais onde é restringido fumar.
As restrições para fumar estimulam os tabagistas a diminuírem o número de cigarros consumidos ou até parar de fumar.
Não fumantes que trabalham em locais com regulamento têm mais probabilidade de solicitar a um visitante que não fume em sua residência.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog