Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 16 de outubro de 2010

Professor e cordelista patoense é destaque no Jornal Nacional no Dia do professor


Marcos Eugênio

Criatividade, conhecimento, talento para transformar textos em poesia, respeitando a métrica do cordel. Mais uma vez o escritor e professor de Língua Portuguesa, patoense Janduí Dantas da Nóbrega, autor de Lições de Gramática em Versos de Cordel, que recebeu nova edição, agora pela Editora Vozes, é destaque nacional. Ontem no Dia do Professor um pouco de seu talento foi exposto para todo o Brasil através do Jornal Nacional, da Rede Globo.
A matéria assinada pelo repórter Bruno Sakaue, produzida em Juazeirinho, Alto Sertão paraibano, fala do alto índice do analfabetismo e a técnica usada por Janduí, aproveitando-se da literatura de cordel para ensinar a seus alunos as complicadas normas gramaticais da Língua Portuguesa, uma idéia surgida em casa quando no auxílio das lições dos filhos.
A insensibilidade de muitos prefeitos, secretários de educação, cultura sertanejos acabam privando milhares e milhares de alunos de aprender verdadeiramente sua língua oficial. Como diz o aluno durante a reportagem do JN de ontem, o cordel soa como música, o que facilita o aprendizado. E é nessa proposta, de facilitar o aprendizado, fazendo uso de um dos mais antigas meios de expressão da cultura regional, a lilteratura de cordel, que o autor patoense leva sua idéia para vários estados da federação, que já estão adotando sua gramática, já com o novo acordo que envolve países que falam Português.

Assistam a reportagem no link abaixo. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog