Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 16 de outubro de 2010

Para Vitalzinho, debate mostrou que Maranhão tem “proposta ousada” e Ricardo “despreza e critica aliados”



O Senador eleito Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB) afirmou na manhã desta sexta-feira (15) que o primeiro debate deste segundo turno da eleição na Paraíba, entre os candidatos José Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PMDB) serviu para que a população paraibana pudesse ver, realmente, a postura de cada um deles, quando colocados frente a frente. Segundo Vitalzinho, Maranhão mostrou que tem “propostas concretas e ousadas”, enquanto que Ricardo “desprezou e criticou aliados”.

Vitalzinho disse que ficou claro à Paraíba a proposta de Maranhão de criar o Porto de Águas Profundas, além de promover reformas no Porto de Cabedelo. “Mas Ricardo, claramente, demonstrou ser contra o Porto de Águas Profundas. Com isso, o paraibano pôde observar que Ricardo quer que a Paraíba continue dependente de Pernambuco”, disse o Senador eleito, lembrando que, hoje, a Paraíba perde competitividade para o Proto de Suape, em Pernambuco, por não possuir um Porto de Águas Profundas.

Contra os próprios aliados - Outro ponto destacado por Vitalzinho é que, durante todo o debate, Ricardo se preocupou em tecer críticas indiretas – e em alguns casos até de forma direta – a aliados, principalmente o ex-governador Cássio Cunha Lima. “Ele começou a criticar o aliado Cássio quando, de forma prepotente, falou mal e se mostrou contrário ao projeto da Via Jaguaribe, concebido na gestão do ex-governador. E ainda menosprezou o projeto, dizendo que a Via Jaguaribe vai ‘do canto nenhum ao nada’”.

Neste momento, Zé Maranhão deu um recado direto a Ricardo, sugerindo que ele, pelo menos, tenha lealdade ao aliado. “Parceria pressupõe lealdade, Ricardo”, disse Zé Maranhão.

Em outra oportunidade do debate, afirma Vitalzinho, Ricardo criticou a Educação, na época de Cássio, trazendo à tona dados do último Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, quando, das 20 piores notas do país, 17 foram de alunos matriculados em escolas públicas da Paraíba. “Realmente, o candidato tem razão. Nossa educação ia muito mal mesmo”, afirmou Maranhão, logo após Ricardo expor os números.

Vitalzinho lembrou que, depois de expor o retrato da educação quando o ex-governador estava no exercício do mandato, o ex-prefeito de João Pessoa tratou logo de fazer comparações com a sua gestão à frente da prefeitura da capital. “Enquanto isso, das três melhores notas do IDEB, duas foram de escolas públicas de João Pessoa”, disse, reforçando as críticas à gestão de Cássio à frente do Governo do Estado.

Outra crítica direta de Ricardo ao seu aliado foi quando ele pediu para que a dicotomia entre os dois grupos políticos fosse encerrada. “É preciso acabar com abriga dos dois grupos. Eu não quero saber de divisão, de intriga, quero saber do futuro. Não quero olhar para trás, não quero alimentar divisão”, disse Ricardo, horas depois de o seu aliado ter feito duras críticas a Maranhão, em entrevista.

Diferenças – Para Vitalzinho, “neste debate com os dois frente a frente, a Paraíba comprovou quem é Zé Maranhão, um homem trabalhador, inteligente, de projetos e que se preocupa com o futuro do nosso estado. E soube, também, quem é Ricardo, uma pessoa que não respeita nem seus aliados políticos, mesmo sendo, estes aliados, apenas circunstanciais, de momento, como o próprio Ricardo frisou, recentemente, em seu horário político, ao dizer que estava com o ex-governador e com o DEM apenas pelo tempo de TV que o seu partido proporcionou”, disse Vitalzinho.

O senador eleito finalizou dizendo que, nos próximos debates, a Paraíba terá novas oportunidades de conhecer os candidatos ao Governo. “Ao final deste debate, Zé Maranhão disse que já tinha participado de 18 debates e Ricardo de 14. É bom que outros aconteçam, para que, cada vez mais, as pessoas conheçam realmente a personalidade de cada um”, disse.

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog