Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Patos realiza Conferência de Saúde Mental

Teve início hoje, quinta-feira, 15, no Patos Water Play, a Conferência de Saúde Mental – Intersetorial da 3ª Macro Região de Saúde.
Segundo a gerente operacional de ações estratégicas e especiais da secretaria estadual de saúde, Marie Parente, o principal objetivo é acolher propostas das macro-regionais para serem consolidadas e levadas à conferência estadual. “De cada macro levaremos propostas escolhidas pelos delegados com o objetivo de melhorar a política de saúde mental do estado. Os municípios estão participando ativamente e hoje e amanhã, sexta-feira, 16, estamos realizando a macro de Patos muito satisfeitos com o apoio e participação”, disse.
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental de Patos, Sandra de Lourdes, a participação dos delegados de Patos é positiva. “Todos que participaram da pré-conferência, que ficaram previamente selecionados, estão aqui em sua totalidade. A capacitação dos profissionais da atenção básica e dos Centros de Atenção Psicossocial é primordial para estruturarmos melhor a rede de saúde mental, que é um dos focos principais de nossas propostas”, relata.
Além disso, Sandra de Lourdes destaca a discussão a respeito do regulamento da macro-regional de saúde mental e do número de delegados que serão levados enquanto representação para a conferência estadual. “O próprio usuário, aqui, tem vez e voto. Desde o mês passado intensificamos o convite aos nossos delegados e estamos com 100% de representatividade. Para a conferência Estadual estamos com o número de nove delegados previstos, porém, pleitearemos mais vagas por conta da ausência de alguns municípios”, conta.
Para a relatora adjunta da comissão de organização da 3ª Macro, Nadja Rios, a intersetorialidade e a participação dos diversos segmentos fortalecem as discussões a respeito das políticas de saúde mental do Estado e dos municípios. “É excelente o debate em torno da exposição dos eixos temáticos. O movimento participativo e com intervenção nas discussões é positivo para o fortalecimento da rede”, disse.
A etapa da 3ª Macro Região funcionará como pré-conferência para a etapa estadual e nacional. O tema oficial da IV Conferência Nacional de Saúde Mental é “Saúde Mental Direito e Compromisso de Todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”. Este tema será discutido nas etapas municipais, estadual e nacional a partir de três eixos temáticos, a saber: “Saúde Mental e Políticas de Estado – pactuar caminhos intersetoriais”; “Consolidando a rede de atenção psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais”; e “Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial”.
(GL)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog