Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Autoestima - uma leitura saudável



Inácio Andrade Torres - 14 de abril de 2010

O MECÂNICO E MÉDICO

Dialogar é sempre uma boa forma de ensinar e de aprender É jogar conversa fora. A humanidade não sobreviveria sem o diálogo e a vida seria uma acomodação.
De fato o monólogo não permitiria a prosperidade, a alegria, o crescimento, a discussão saudável, a criatividade. Está aí a relevância do diálogo que sem dúvida constitui-se em verdadeiro remédio para a quebra da rotina e do tédio. Há divertimento melhor que um dedo de prosa com quem sabe das coisas? Mesmo que seja uma peleja de cantadores de viola, um debate de cientistas ou uma futrica de compadres!
A seguir você tem oportunidade de ler um diálogo interessante envolvendo o conhecimento científico e o conhecimento popular, mas que instiga-nos a pensar bem no valor das perguntas e das respostas.

“Um mecânico está desmontando o cabeçote de um motor, quando ele vê na oficina um cirurgião cardiologista muito conhecido. Ele está olhando o mecânico trabalhar.
Então o mecânico para e  pergunta:     
-Ei, doutor, posso lhe fazer uma pergunta?
O cirurgião, um tanto surpreso, concorda e vai até próximo do motor no qual o mecânico está trabalhando.
O mecânico se levanta e começa:               
- Doutor, olhe este motor. Eu abro seu coração, tiro válvulas, conserto-as, ponho-as de volta e, quando eu termino ele volta a trabalhar como se fosse novo. Como é então que eu ganho tão pouco e o senhor ganha tanto, quando nosso trabalho é praticamente o mesmo?
Então o cirurgião dá um sorriso, se inclina e fala bem baixinho para o mecânico: -Tente fazer isso, com o motor funcionando!!!        
Moral:                                                     
"Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas."

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog