Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PAIS DEVEM SE METER NA VIDA DOS FILHOS E VICE-VERSA


Inácio Andrade Torres - 12 de abril de 2010

Temos recebido pela rede muitas mensagens interessantes e de bom conteúdo reflexivo. A que segue, lamentavelmente apócrifa, extraída em 10 de abril de 2010, foi escrita por um padre e trata-se de uma excelente proposta educativa para a família e de grande riqueza de religiosidade.Leiam.
“Hoje que estou aprofundando meus estudos teológicos na Família, seus valores, seus princípios, suas riquezas, seus conflitos, e recordo-me de uma ocasião em que escutei um jovem gritar para seu pai: não te metas na minha  vida
         Essa frase tocou-me profundamente.Tanto que, freqüentemente, a  recordo e comento nas minhas conferências com pais e filhos. Se, em vez de sacerdote, tivesse optado por ser pai de família, o que diria ante essa exclamação impertinente de meu(minha) filho(a)?
         Esta poderia ser a minha resposta: filho, um  momento, não sou eu que me meto na tua vida, foste tu que te meteste na minha!
         Faz muitos anos, graças a Deus, e pelo amor que tua mãe e eu sentimos, chegaste as nossas vidas e ocupaste todo nosso tempo. Ainda antes de nasceres, tua mamãe sentia-se mal, não conseguia comer, tudo o que comia, vomitava. E tinha que ficar de repouso.  Tive que me dividir entre as tarefas do meu trabalho e as da casa para ajudá-la.Nos últimos meses, antes que chegasses, tua mãe não dormia e não me deixava dormir. 
         Os gastos aumentaram incrivelmente, tanto que grande parte do que ganhava era gasto contigo, para pagar um bom médico que atendesse tua mamãe e a ajudasse a ter uma gravidez saudável, em medicamentos, na maternidade, em comprar-te todo um guarda-roupa etc.
         Tua mãe não podia ver nada de bebê, que não o quisesse para ti, compramos tudo o que podíamos, contanto que tu estivesses  bem e tivesses o melhor possível.Não meter-me na tua vida?!!!!! Chegou o dia em que nasceste: Tivemos que comprar algo para dar de recordação aos que te vieram conhecer, Tivemos que adaptar um quarto para você.Desde a primeira noite não dormimos.
         A cada três horas, como se fosses um alarme de relógio, despertavas para te darmos de comer. Outras, porque te sentias mal e choravas e choravas, sem que nós soubéssemos o que fazer, pois não sabíamos o que te tinhas,  até chorávamos contigo.  Não meter-me na tua vida?!!!!!.
         Começaste a andar e não sei quando foi que tive que andar mais atrás de "ti", se quando começaste a andar ou quando pensaste que já sabias.  Já não podia sentar-me tranquilo lendo jornal, vendo um filme ou o jogo do meu time favorito, porque quando acordavas, te perdias  da minha vista e tinha que sair atrás de ti para evitar que te machucasses. Nnão meter-me na tua vida?!!!!!.Ainda me lembro do primeiro dia de aula.  Quando tive que telefonar para o serviço e dizer que não podia ir. Já que tu,na porta do colégio, não querias soltar-me a mão e entrar. Choravas e pedias-me que não fosse embora.Tive que entrar contigo na escola, e pedir à professora que me deixasse estar ao teu lado, algum tempo, na sala, para  que te fosses acostumando.  
Depois de algumas semanas,  já não me pedias que ficasse e até esquecias de se despedir quando saías do carro correndo para te encontrares com os teus amiguinhos.Nãometer-me na tuavida?!!!!!. Foste crescendo, já não querias que te levássemos às festas em casa de teus amiguinhos, pedias-nos que parássemos numa rua antes de te deixarmos e que te fôssemos buscar numa rua depois. Porque já eras "cool“, top, não querias chegar cedo em casa Incomodava-te que te impuséssemos regras. Não podíamos fazer comentários sobre os teus amigos, sem que te voltasses contra nós, como se os conhecesses a eles toda a tua vida e nós fôssemos uns perfeitos "desconhecidos" para ti.Não meter-me na tua vida?!!!!!).
         Cada vez sei menos de ti por ti mesmo , sei mais pelo que ouço dos demais.Já quase não queres falar comigo, dizes que apenas sei reclamar, e tudo o que faço está mal, ou é razão para que te rias de mim, pergunto: como, com esses defeitos, pude dar-te o que até agora tens tido? Tua mãe passa noites em claro e, consequentemente, não me deixa dormir dizendo-me que ainda não chegaste e que já é madrugada, que o teu celular está desligado, que já são três horas da manhã e não chegas.  Até que, por fim, podemos dormir quando acabas de chegar. Não meter-me na tua vida?!!!!!.
         Já quase não falamos, não me contas as tuas coisas, aborrece-te falar com velhos que não entendem o mundo de hoje.  Agora só me procuras quando tens que pagar algo ou necessita de dinheiro para a universidade, ou para se divertir. Ou pior ainda, procuro-te eu, quando tenho que chamar-te a  atenção.
         Mas estou seguro que diante destas palavras:"não te metas na minha vida", podemos responder juntos: filho(a), não me meto na tua vida pois foste tu que te meteste na minha. Te asseguro que desde o primeiro dia até o dia de hoje, não me arrependo que te  tenhas metido nela e a tenhas transformado para sempre! enquanto for vivo, vou meter-me na tua vida, assim como tu te meteste na minha, para ajudar-te, para formar-te, para amar-te e para fazer de ti um homem ou uma mulher de bem! só os pais que sabem meter-se na vida de seus filhos conseguem fazer deles, homens e mulheres que triunfam na vida e são capazes de amar! só os pais que sabem meter-se na vida de seus filhos conseguem fazer deles, homens e mulheres que triunfam na vida e são capazes de amar! pais: muito obrigado! Por se meterem na vida dos seus filhos. Ah, melhor ainda, corrijo, por terem deixado que os seus filhos se metam nas suas vidas! E para vocês filhos:  valorizem seus pais. não são  perfeitos, mas amam vocês e tudo o que desejam é que vocês sejam  capazes de enfrentar a vida e triunfar como homens de bem ! A vida dá muitas voltas, e, em menos tempo do que vocês imaginam, alguém lhes dirá: “não te metas na minha vida!” A  paternidade não é um capricho ou um acidente, é um dom de Deus, que nasce do Amor! Deus os abençoe!  A todos!”
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog