Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Nacional vence o Atlético e volta ao G-4


Tazinho
Patos, PB - “Venceu, mas não convenceu”. Essa foi a frase mais badalada na noite deste domingo (21), logo após o encerramento do jogo entre Nacional e Atlético de Cajazeiras, partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Paraibano 2010, realizada no Estádio Municipal José Cavalcanti em Patos, onde o resultado final foi 3x1 em favor da equipe patoense.  

Para o time da casa que pleiteava uma vitória que lhe dava acesso a uma das vagas no G-4, o resultado positivo veio na hora exata. Já para os visitantes que em seis jogos realizados conseguiu marcar apenas um único ponto em toda competição ao empatar com o Treze no Perpetão em Cajazeiras, a derrota sofrida neste domingo, foi mais um desastre para a sua torcida, que em 2008 viu o seu time ser rebaixado para a 2ª divisão.

A partida teve inicio às 17h00, sob o comando do árbitro Jeferson Rafael, que teve auxilio dos assistentes Gerson Ramos e Adriana Basílio, tendo ainda Wlademir Mendes na condição de regra três, todos fizeram um bom trabalho, apesar das inúmeras reclamações e protestos feitos por intermédio dos jogadores e membros da comissão do Atlético, devido a arbitragem ter anulado um gol em favor do Trovão Azul que seria o empate de 2x2, alegando que o atacante Paloma estava em posição de impedimento no momento em que balançou as redes nacionalinas,  e ainda ter deixado de marcar uma penalidade máxima também em favor do Atlético, que para eles todos os lances foram legais e que poderiam ter mudada a história da partida.

O Jogo

Depois que a bola rolou, o time da casa tratou de tomar as primeiras atitudes com relação ao tentar encontrar o caminho do gol e empurrado por sua torcida, passou a pressionar a equipe visitante que além de se defender, ainda procurava surpreender os donos da casa com as jogadas de contra ataques.

Mas foi exatamente aos 10min, que Tazinho cobra uma falta com perfeição em direção a área atleticana e ao subir mais alto do que a defesa adversária, o zagueiro Toty toca de cabeça, a bola ainda bate na zaga e vai direto para as redes do goleiro Roberto que nada pode fazer.

Aos 14min, mais uma falta é cobrada por Tazinho, sendo que desta vez, quem escora de cabeça é Thiago Cunha, mas a bola passa próximo a  trave direita defendida por Roberto.

Com um minuto depois, é a vez de Jailson fazer uma belíssima jogada no meio de campo, lançar para o atacante Paloma marcar um golaço e deixar tudo igual no JC.

Aos 18min, Tazinho cobra escanteio pela direita e Thiago Cunha livre de marcação desperdiça uma ótima oportunidade de desempatar a partida.

Aos 38min, Tazinho cobra mais um falta com perfeição, a bola bate no travessão e no rebote toca nas costas do goleiro Roberto e vai direto para o fundo das redes do Atlético, fazendo 2x1 em favor do Nacional

Aos 48min, acontece o lance mais polêmico do jogo, quando o atacante Paloma recebe um lançamento do meio de campo e de perna esquerda acerta um chute forte e certeiro, a bola faz uma curva e engana o goleiro Dida que não consegue defendê-la e enquanto os atleticanos comemoravam mais um empate, lá estava a assistente Adriana Basílio com a bandeira levantada, anulando o gol alviazulino.

No final do primeiro tempo, alguns jogadores do Atlético, inclusive o treinador Fernando Dourado, ao usar palavras de baixo escalão foram direto tomar satisfações com o trio de arbitragem, principalmente com Adriana Basílio pelo gol anulado.

Ao retornar ao campo de jogo para a segunda fase do confronto, a primeira atitude do árbitro Jeferson Rafael foi expulsar o treinador do Atlético Fernando Dourado pelo ocorrido no intervalo do primeiro para o segundo tempo.

Logo aos 06min, Tazinho faz um lançamento, deixando Fredson de cara com o goleiro atleticano, mas o jogador desperdiça mais uma oportunidade de ampliar o placar em favor do verdão maravilha.

Mesmo perdendo o jogo por 2x1, o Atlético também chegava com perigo a área do Nacional, mas a história mudou completamente aos 20min, no momento em que é cobrada uma falta da direita para a esquerda e lateral Almir acerta chute forte de fora da área, a bola pega um efeito e entra no canto direito do goleiro Roberto, fazendo 3x1 em favor dos donos da casa.

Aos 34min, o Atlético quase chega lá, depois que Jailson cobra uma falta e a bola passa tirando tinta da trave esquerda do goleiro Dida.

Aos 36min, Deda recebe uma bola lançada do meio de campo e ao invadir a área do Atlético é derrubado por Lanzinho e em cima do lance o árbitro marca a penalidade máxima em favor do Nacional, que é cobrada por Fredson e defendida pelo goleiro Roberto. No lance do pênalti, Lanzinho é expulso de campo.

Aos 42min, Paulista chuta de longa distancia e por pouco não marca um golaço no José Cavalcanti. Em seguida é a vez de Almir desperdiçar mais um gol que seria o 4º do Naça.

Com esse resultado, a equipe patoense chega a somar 11 pontos e volta a 4ª colocação, sendo que na próxima rodada, vai até o brejo paraibano, enfrentar a Desportiva Guarabira no estádio Silvio Porto. Já o Atlético que continua na ultima colocação com apenas um ponto somado na contagem geral, vai a Campina Grande enfrentar o Campinense no estádio O Amigão.

Ficha Técnica

Nacional 3x1 Atlético
Lacal: Estádio José cavalcanti (Patos)
Árbitro:Jeferson Rafael
Assistentes 01: Adraina Basílio
Assistente 02: Gerson Ramos
Regra Três: Wlademir Mendes

Nacional: Dida, Juninho (Demétrius), Toty, Rafael e Almir, Jeferson, Adelmo, Tazinho e Lamar (Deda), Thiago Cunha (Du) e Frdson
Técnico: Dario Lourenço
 
Atlético: Roberto, Jailson, Mazinho, Geovane e Rafael, Paulista, Neto, Marquinhos e Jiqueta, Carlos Alberto (Lanzinho) e Paloma (Silva Baiano)
Técnico: Fernando Dourado

Francisco Sales - Futebol Sertanejo
Foto:Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog