Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sobe para 20 o número de brasileiros mortos no Haiti


O Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça-feira que foi confirmada a morte de mais um brasileiro civil no Haiti durante terremoto que devastou o país na semana passada.

Segundo o Itamaraty, a vítima ainda não foi identificada, apesar de ter sido constatado que não se trata de um militar. Com isso, sobe para 20 o número de brasileiros mortos no Haiti.

A informação foi divulgada em uma nota do ministério que apresenta o balanço das solicitações sobre brasileiros no Haiti. O Itamaraty recebeu chamadas referentes a 339 pessoas.

Dessas, 119 são civis. Dois deles ainda não foram localizados.

Terremoto
Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti no último dia 12, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos.

Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país. Estimativas mais recentes do governo haitiano falam em mais de 200 mil mortos e 50 mil corpos já enterrados.

O Haiti é o país mais pobre do continente americano.

O Brasil no Haiti
O Brasil chefia a missão de paz da ONU no país (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, ou Minustah, na sigla em francês), que conta com cerca de 7 mil integrantes. Segundo o Ministério da Defesa, 1.266 militares brasileiros servem na força. Ao todo, são 1.310 brasileiros no Haiti.

A missão de paz foi criada em 2004, depois que o então presidente Jean-Bertrand Aristide foi deposto durante uma rebelião.

Além do prédio da ONU, o prédio da Embaixada Brasileira em Porto Príncipe também ficou danificado, mas segundo o governo, não há vítimas entre os funcionários brasileiros. 
Terra
Foto:BBC

Nenhum comentário:

Arquivo do blog