Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Autoestima – uma leitura saudável para começar o dia!



Inácio Andrade Torres – 20 de janeiro de 2010


AOS NOVOS ENFERMEIROS DA UFCG – CAJAZEIRAS


Nesse instante de confluência da saudade com a lembrança, o que devo dizer - pensei! - antes de vir até aqui para abraçá-los e celebrar esse momento.

Sem hesitar, disse comigo mesmo! repetirei aquilo em que continuo acreditando e pregando dentro e fora da academia. Abaixo parte dessas reflexões. Tomara que lhes sejam úteis.

1. Não se conforme com a graduação. Ela é apenas o primeiro degrau para aqueles que desejam crescimento vertical na profissão.

2. Sempre Valorize e defenda a profissão escolhida. No seu caso: A Enfermagem é relevante como Ciência, Profissão e Arte.

3. Lembre-se que a tendência atual de educação, é estudar em todo o ciclo da vida, atualizando-se sempre.

4. Enfermeiro(a) de futuro é o que estuda os assuntos profissionais, sabe mais de um idioma e viaja sempre que possível para dentro e fora do país.

5. Em verdade, digo-lhes: o mercado de trabalho diminuiu, mas haverá sempre muito espaço para enfermeiros (as) que tenham competência e habilidade.

6. Construa o seu conceito pessoal e de trabalhador da saúde, fundamentando-se na humanização, na consciência profissional e na eticidade. O resto com o tempo virá!

7. A enfermagem tem 42 especialidades e participou, em primeiro momento, de todos os programas de saúde do país, logo é uma profissão de relevância social. Assim, escolha uma especialidade com a qual você se identifique e se afine e invista nela. Com certeza, o retorno virá!

8. Não se preocupe com as outras profissões da saúde, faça bem suas atribuições e, no futuro, com justiça, você será reconhecido social-financeira e cientificamente.

9. Seja um trabalhador da saúde bem articulado dentro e fora da Enfermagem.

10. Por fim, estimule a Enfermagem liberal. E nunca esqueça, como dizem as professoras universitárias Goreti e Ankilma Andrade: “A assistência atual em Saúde construiu conceitos de humanização que, aplicados corretamente, dignificam os trabalhadores do setor e promovem o respeito e a autonomia dos usuários dos serviços”
 
______________________________________
* Oração escrita pelo professor Inácio Andrade Torres especialmente para os concluintes do Curso de Enfermagem, período 2009.2, da UFCG, Campus de Cajazeiras. Pronunciada durante a aula da saudade.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog