Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Autoestima – uma leitura saudável para começar o dia!



Inácio Andrade Torres – 22 de janeiro de 2010

OS DESEJOS DE ALEXANDRE, O GRANDE

Alexandre, o Grande, nasceu em 356 a.C. no palácio de Pella, Macedônia. Desde novo revelou-se como um rapaz inteligente e corajoso. Quando  tinha 13 anos, seu pai, o rei Filipe II,  atribuiu a  Aristóteles, um dos homens mais sábios da época,  a função de educá-lo. Como bom aluno, Alexandre absorveu conhecimentos sobre retórica, política, ciências físicas e naturais, medicina, geografia e, paralelamente  interessava-se pela história grega, pela obra de autores como Eurípides e Píndaroe pelas artes marciais. Sobre estratégias de guerra, teve como professor o seu pai. E aos 18 anos, provou ser um bom comandante do esquadrão de cavalaria, ao vencer o exército sagrado de Tebas na batalha de Queronéia. Morreu aos trinta e três anos, e deixou um invejável legado de conhecimentos que contribuiu para o desenvolvimento cultural, político e religioso que se prolongou até os tempos de Roma. Dizem que antes de morrer ele escreveu os seguintes desejos.
     “Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época”;

“Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistado, como prata, ouro e pedras preciosas”; e
“Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos”.
Um dos seus generais, admirado com esses desejos incomuns, perguntou a Alexandre quais as razões dos mesmos, ao que ele justificou:
 “Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles não têm poder de cura perante a morte”;
 “Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem”; e 
 “Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos”.
Certamente seja por isso que lhe chamavam de O Grande.

Que Deus esteja conosco.  
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog