Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ponte ameaça desabar e população de cinco comunidades podem ficar ilhadas


Cerca de 200 famílias de cinco comunidades rurais do município de Massaranduba, estão vivendo nesses últimos dias, um verdadeiro estado de emergência. Isso porque, com o advento das chuvas na região da Borborema, os problemas já começaram a surgir no município.
O considerado mais grave deles está sendo enfrentado na comunidade do Sítio Salgadão, há cerca de 5 km da zona urbana do município. A situação de emergência foi originada graças a não conclusão do projeto de criação da adutora que abastece a cidade. A obra, executada pelo governo do estado, não foi totalmente finalizada.
O fato é que com a instalação da adutora e a eventual represa da água, o nível do rio que deságua no reservatório da cidade aumentou e uma ponte que dá acesso a cinco comunidades rurais do município está sendo afetada. ~
De acordo com os dados fornecidos pela AESA – Agência Executiva de Gestão das Águas – o açude Sindô Ribeiro está com pouco mais de 73% de sua capacidade total de armazenamento (3.022.715m³), e se as chuvas continuarem, a expectativa é que em menos de 10 dias o açude transborde e toda a região abaixo da represa seja alagada.
Com isso, as comunidades de Salgadão, Cachoeira, Mulungú, Imbira e Canta Galo poderão ficar totalmente ilhadas e o único desvio disponível tem uma extensão de mais de 20 km. Na manhã de ontem, uma equipe da Defesa Civil esteve no local, acompanhados do prefeito Paulo Oliveira. Os técnicos já determinaram a interdição da ponte que ameaça desabar como também da área onde o rio passa, para que nenhuma tragédia seja registrada.
Ascom e paraibaonline

Nenhum comentário:

Arquivo do blog