Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Jornalistas realizam manifesto contra decisão do STF na Capital







Haceldama Borba



Jornalistas e estudantes de Comunicação Social da Capital e do interior do Estado realizaram na manhã desta quinta-feira (09), um ato público em repúdio à desregulamentação dos profissionais do jornalismo. A categoria está mobilizada desde o último dia 17 de junho quando saiu à decisão do Supremo Tribunal Federal que derrubou a exigência do diploma de jornalistas para o exercício da profissão.

Durante a manifestação, a categoria distribuição panfletos no qual externava a indignação contra a decisão do STF. “Foi um golpe na organização da categoria, uma profunda desvalorização da formação universitária e uma afronta à sociedade brasileira”.

A manifestação contou ainda com as presenças da Secretaria de Comunicação do Estado, Jornalista Lena Guimarães, dos reitores Thompson Mariz (UFCG), Marlene Alves (UEPB), da vice-presidente da API, Marcela Sitônio, do presidente da ACI, Antônio Gomes, do Sindicato dos Jornalistas, Land Seixas e representantes da FENAJ e do Fórum Contra a Desregulamentação das Profissões de Nível Superior na Paraíba.

De acordo com a reitora Marlene Alves a desregulamentação da profissão agride a uma área estratégica da formação do povo brasileiro que é o profissional que trabalha com a informação. A reitora externou como viu a decisão do Supremo.

“Eu creio que como todo brasileiro que se preocupa com a formação da soberania da imagem do Brasil quando o profissional é tratado da forma como foi. Faço aqui um repúdio à atitude do Supremo, mas também tenho que certeza que a categoria conseguira reverter à decisão. Foi um equívoco e seguramente o Congresso Nacional encontrará uma forma para retomar o estado anterior até porque essa profissão é fundamental na construção e uma sociedade democrática”, disse.

Já o reitor Thompson Mariz disse que não acredita que qualquer grande veículo de comunicação irá contratar profissionais que não tenham um diploma. “Se as grandes empresas não vão contratar, as universidades não vão contratar, imagino que deram um tiro no pé. O STF só chamou a atenção do repúdio da sociedade para uma decisão tão estapafúrdia quanto a que a Corte tomou”, disse o reitor.
paraibaonline.com
Fotos: Metódio Leitão

Nenhum comentário:

Arquivo do blog