Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 7 de julho de 2009

Especialização em eventos é boa opção de carreira e negócios


Brasil está entre os dez países que mais sediam eventos no mundo e Paraíba cresce no cenário nacional ocupando a 10ª posição, informa Sebrae

É inegável que com a grande concorrência no mercado e a falta de vagas para empregos formais e clássicos surja a necessidade de se explorar outras possibilidades de formação e trabalho. Uma área que vem chamando atenção de interessados em alavancar a vida profissional é a de produção e organização de eventos. O setor vem crescendo cada vez mais fazendo o Brasil ocupar a seleta 7ª posição no ranking mundial de destinos a sediar eventos internacionais.

Já a Paraíba vem caminhando para se tornar referência no turismo de eventos e espera prospectar 120 acontecimentos, entre congressos, simpósios e leilões, a cada ano até 2010, contabilizando aqui só os oficiais, em dados revelados pelo Sebrae Paraíba. O estado também vem sofrendo um surto de realização de megacasamentos, festas de debutantes, batizados e formaturas, os chamados eventos sociais que se amparam no trabalho de empresas de decoração, aluguel de roupas, fabricação de bolos, festas temáticas, brindes personalizados, entre outros serviços.
Para os interessados em se especializar no setor, o Sebrae disponibiliza anualmente aqui na Paraíba o Curso para Formação de Empreendedores em Eventos. Em 2009, as turmas devem iniciar as atividades nesta terça-feira, 07, com uma aula inaugural e gratuita, onde qualquer um pode participar para se informar um pouco mais sobre a grade do curso. A aula inaugural acontecerá no Auditório do Sebrae, em João Pessoa.
E se você acha que são necessárias grandes empresas e centenas de pessoas para organizar os grandes eventos que acontecem no estado, enganou-se. A maioria das festas e dos eventos oficiais é produzida por um grupo não muito maior do que 20 pessoas empregadas por micro e pequenas empresas (MPE), responsáveis por 90% das organizadoras de eventos do país.
Já as atividade da grade do curso começam no sábado, dia 11. As aulas serão realizadas em 200h em sala de aula, através de oito módulos que exploram desde a caracterização geral dos eventos até como a estruturação de planos e estratégias. Para arrematar o curso e ganhar o diploma o aluno deve também executar um evento real como trabalho de conclusão de curso.
Com o crescimento do setor, cresce também a necessidade de profissionais habilitados e especializados para atuar de forma competente. Buscando essa formação Fillip Miranda, que já era dono de uma empresa de eventos sociais, entrou em um curso oferecido pelo Sebrae Paraíba procurando tanto a reciclagem, como a capacitação para organizar outros eventos e principalmente a busca pelo o diploma.
O empresário, em seu trabalho final, organizou conjuntamente a 1ª feira do estado totalmente direcionada para o seguimento de casamentos e festas, com a oferta de serviços e produtos para o setor. “Com a especialização que obtivemos no curso ficamos aptos a realizar grandes eventos, como foi o caso da Feira Espaço Noivas e Festas. O sucesso foi tão grande que vamos tocar o projeto extra-classe e ela vai acontecer anualmente, integrando o calendário de eventos da capital. Neste ano a feira acontecerá em setembro”, adianta o ex-aluno e empresário.
O que o setor gera?

- 727.168 empregos diretos e indiretos em todo o Brasil
- 327 mil eventos e160 grandes feiras acontecem por ano no país
- Os eventos movimentam cerca de US$ 4 TRILHOES ao ano. No Brasil, o setor movimenta R$ 3,7 bilhões de tributos através da promoção de feiras e congressos
- Especialistas afirmam que o setor de promoção de eventos é um dos mais dinâmicos do comércio mundial
- Mais e mais as empresas usam eventos segundo revelou Pesquisa no Brasil – 2006/2007, realizada por IBOPE Solutions para a AMPRO (Associação de Marketing Promocional)


Comunicação do Sebrae Paraíba

Nenhum comentário:

Arquivo do blog