Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Notícias do Sertão



Coluna Osvaldo Medeiros

 
Estrumou

Me chegam notícias dando contas de que em recente sessão em nosso Legislativo, o vereador Marcos Eduardo, presidente desta Casa, na presença de todos os vereadores e da platéia, estrumou os cachorros em cima do jornalista Mário Frade, simplesmente porque este fazia o registro fotográfico de uma votação secreta, para ilustrar matéria de seu site. Eduardo não gostou. Achando pouco, depois da reunião, ainda repreendeu Mário pessoalmente e tudo isso na presença de outros “jornalistas” que em nenhum momento foram em defesa do colega. Isso mostra claramente a fraqueza e a fragilidade da classe em nossa cidade, que em momentos como esse, ao invés de saírem em defesa do colega, preferem ignorar para assim não comprar uma briga com quem está agredindo um colega de profissão no exercício de sua profissão.

Ultimamente aqui jornalistas em plena atividade vêm sendo agredidos, processados, demitidos, tendo salários rebaixados em câmara e prefeitura e até lendo carta de repúdio contra eles próprios e nada dos órgãos de defesa da classe de lutar pela classe. Finalmente, qual o papel da AISP (Associação de Imprensa do Sertão Paraibano), que tem a frente o jornalista Cláudio Paschoal? Isso não acontece em Cajazeiras, porque lá a classe é unida e mexeu com um pode ter certeza que todo vem em seu socorro. O que não acontece aqui, onde muitos, para não perder suas míseras assessorias, dão as costas aos colegas nos momentos em que estes estão mais precisando.

Se nós jornalistas não defendermos os colegas quando estão no direito do exercício de sua profissão, finalmente vamos defender quem? Prefeitos, vereadores, presidente de câmaras, empresários, administradores e demais. O que estes têm feito pelos jornalistas? Pelo que sei, sempre usam a categoria para promoções pessoais sem o mínimo agradecimento e quando são criticados simplesmente se acham no direito de estrumar os cachorros justamente naquele(s) que somente são lembrados quando criticam e nunca quando elogiam.

Não estou aqui como jornalista e diretor de base do Sindicato da Categoria para defender quem não presta. Porque seja jornalista, empresários, políticos e demais se errar que pague pelos seus erros e de minha parte não recebe nenhum tipo de solidariedade, mas se estiver no exercício da profissão como assim Mario Frade e tantos outros colegas e venha ser agredidos ou processado, terá meu apoio e total repúdio para quem assim o agrediu ou processou. A ética tem que estar em primeiro lugar, mas para que essa ética seja levada à risca, o jornalista tem que ser respeitado e não servir de saco de pancada ou de desabafo por parte de muitas pessoas descontroladas e frustradas. Está na hora de nós jornalistas se unirem e não virar as costas para os colegas nos momentos de agressões sofridas, porque justamente estes que viram as costas hoje, podem ser as próximas vitimas amanhã. Quem vai na defesa destes?

Eleita

 deputada estadual Francisca Motta continua com seu prestigio em alta não só junto a alta cúpula do PMDB em nível de estado, como muito mais a nível local. No último final de semana foi reeleita por unanimidade para a presidência do diretório com total carta branca. Aclamada por tudo e por todos.

Comando

PC do B em Patos, agora está sob o comando do jornalista Wandecy Medeiros. O mesmo tem seu jeito polêmico, mas, diga-se de passagem, por onde passou, sempre gostou das coisas certas. Com certeza vai dar cara nova ao partido. Gente fina.

Jovens e a morte

Em Patos, da forma que vai, em nossa periferia poucos são os jovens que vão atingir a fase adulta. A proliferação das drogas, principalmente do crack, tem levados muitos à loucura, cadeia e cemitério. O pior que cada dia cresce esse número e muito mais o de traficante e não se coloca em pratica uma política séria para coibir de uma vez por toda drogas e traficantes. Ambos dizimados não deixam saudades.

Distância

A distância que está existindo atualmente entre o atual prefeito de Várzea, Galego, e o ex Demazinho, tudo leva a crer que até o pleito para deputado estadual fica duvidoso Galego apoiar Demazinho, como assim foi firmado esse acordo antes da campanha de prefeito. O numero de pessoas demitidas pelo atual prefeito, principalmente muitos ligadas ao ex-prefeito, deixa bem claro que Galego está administrando como assim pensa e não como os outros acham.

Culpa de quem?

O vereador Ranieri Ramalho em recente sessão na Câmara Municipal de Patos rasgou elogios ao governador José Maranhão e detonou o ex-governador Cássio Cunha Lima, inclusive responsabilizando-o pelas recentes falta de água em toda cidade. Bom, para algumas pessoas, esse é o papel da oposição, que para agradar seus aliados joga qualquer um no inferno, principalmente quando se trata de inimigos políticos.

Alegam também que o problema de abastecimento da cidade de Patos sempre foi deficitário desde sua implantação entre as décadas e 50 e 60. De lá para cá nenhum melhoramento foi feito pelos governos que até hoje passaram pelo Palácio da Redenção e se alguém de culpa então essa culpa recai sobre todos eles. A cidade de Patos sempre teve problema com seu abastecimento e com o passar dos anos, vem piorando cada vez mais, tendo em vista grande aceleramento no seu crescimento e a empresa (CAGEPA) nada investiu para acompanhar.

Esse problema não é de agora, alegam. Várias empresas de grande porte já deixaram de se instalar aqui justamente pela falta de água, exemplo da Coca-Cola, na administração Rivaldo Medeiros. A companhia do Exercito aqui se instalou ao lado da estação ferroviária e foi embora para Caicó justamente por falta de água. Então, essa culpa já vem de longos anos até mesmo de Wilson Braga, que foi o governador da águas. Finalmente, culpa de quem?

Assume

O jornalista Airton Alves foi convidado pelo atual secretário de Educação local José Francisco de Sousa, Zeca, para prestar assessoria de imprensa junto aquele órgão. O mesmo terá a missão de repassar para os companheiros de rádios e jornais, sites e os demais órgãos de comunicação todos os informativos desta pasta, que atualmente não vem recebendo nada da coordenação de comunicação da administração. Aliás, nada de nenhuma secretaria. Isso não vem sendo nada bom para o prefeito Nabor Wanderley. Não se pode misturar assessor com bajulador.

Centro de Zoonose

Fui informado que está para ser criado em nossa cidade um Centro de Zoonose. Acho que é desejo que toda comunidade que o mesmo venha funcionar como um centro de recuperação de animais e não de ZOOMORTE, como assim cruelmente funciona em muitas outras cidades.

Centro assim deveria ser administrado por quem gosta e tem amor pelos os animais e não por carniceiros que ao invés de tratar o animal e colocar para adoção, acham mais fácil friamente sacrificá-los. Vamos esperar que aqui funcione com humanidade e não com crueldade.

Ficam calados

Basta cair um centavo nas cotas do FPM os prefeito já estão gritando e com isso muitos se aproveitam para deixar funcionários e fornecedores a ver navios. Mas quando as cotas vêm gordas ou o presidente repassa verbas para repor cortes, como repassou só agora 27 milhões de reais para o estado da Paraíba, todos ficam bem caladinhos. Porque cada um não divulga quanto recebeu e não cumpre com seus compromissos? Só tem artista.

Passa

O Hospital Regional local passa por alguma reforma no seu espaço físico. A atual direção pretende deixá-lo funcionando no mesmo padrão dos hospitais em nível do trauma e outros. Para galgar esse sonho vai ter que lavar o mesmo muitas vezes com sal groso e jogar água benta por todos os lugares. Ali até hoje, nenhum diretor fez sucesso.

Roland

Quem anda feliz da vida e com toda razão é o ex-vereador Roland Torres, com a aprovação de seu filho Ronald Ramos Tôrres para os quadros de engenharia química da Marinha do Brasil. A mesma função que o arquiteto Artur Medeiros, filho da professora Geralda Medeiros, acaba de assumir na mesma corporação. Parabéns.

Confortável

Na opinião de muitos, de todos os prefeitos do Vale do Sabugy o que se encontra hoje numa situação mais confortável é do de Santa Luzia, Ademir Morais. Recebeu a prefeitura totalmente sem débitos e como sempre foi equilibrado, vem conseguindo administrar sem sufoco, com mais condições de ajudar o povo sofrido daquela hospitaleira cidade. Em prefeitura, dinheiro não falta. O problema são os maus gestores.

Informal

Num bate-papo informal de jornalistas, alguns teceram um comentário interessante. Assim disseram. “Por ter vindo da área de comunicação, todos esperavam que classe fosse bastante prestigiada na administração Nabor Wanderley, quando isso até o presente não aconteceu. A pasta de comunicação já foi ocupada por três jornalistas. Dois saíram queimadíssimo com a classe e o terceiro caminha para o mesmo abismo. Será? Trabalhar só com boa vontade e sem apoio não se chega a lugar nenhum.

Semana Universitária

O prefeito Nabor Wanderley, que estar dando total apoio a Semana Universitária de Patos, que tem a frente o petista Alexandre Nóbrega, anunciou na última quarta (21) a programação oficial da mesma. A abertura será sexta (23) com as seguintes atrações: Biquíni Cavadão, Forró Sacudido e Banda Feras. No sábado aniversário de Patos, se apresentam Magníficos, Mexe Ville e Flor da Pele. Fechando toda programação no domingo com Babado Novo e Uz Frajolas. Ótima opção.

Prepotência


Fui informado por uma fonte que na Convenção do PNMDB de Teixeira, realizada no último final de semana, o estudante de comunicação Thardélio, que fazia a cobertura do evento, foi proibido de exercer seu trabalho pelo então presidente do partido, o ex-petista Elenido Queiroz, que inclusive chegou a expulsá-lo do local na presença de várias pessoas. Se isso aconteceu, esse cidadão que já teve uma passagem medíocre pela administração municipal desse município deveria estar tentando conquistar as pessoas e não colecionando mais inimizades. Dessa forma em Teixeira, o PMDB não vai chegar a lugar nenhum.

Colunista do pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog