Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Noite da viola na Funes








A Fundação Ernani Sátyro realizou na noite desta quinta 22 uma noite de viola, com direito a auditório lotado de um público fiel a uma das mais antigas manifestações culturais nordestinas, a cantoria de viola. Oito repentistas, dentre eles grandes expressões da poesia popular, Ivanildo Vila Nova, João Furiba, Moacir Laurentino, deram um banho de conhecimento bem rimado ao som do baião de viola.

A Funes fez uma homenagem especial ao poeta de bancada, o cordelista Antônio Américo, um dos maiores símbolos e representantes da poesia no município de Patos, apesar deste não ser filho natural desta terra, mas que por décadas, além de escrever, foi divulgador dessa literatura, mantendo inclusive loja de cordéis no Mercado Velho desta cidade.

Prefeitos de Patos e região marcaram presença à cantoria. O prefeito Nabor Wanderley fez elogios aos poetas e à nova estrutura da Funes. Falou sobre o apoio que a Prefeitura Municipal sempre dispensa aos congressos de violeiros em Patos e que se torna importante levar a cantoria aos mais jovens. “Cada vez mais o público da cantoria de viola se torna mais velho. Temos que fazer as crianças e jovens aprendam a gostar e apreciar nossa cantoria”, enfatizou Nabor. Nomes como o do empresário João Claudino, patrono dos poetas populares e o do deputado federal Wilson Leite Braga foram homenageados com troféus, uma forma de reconhecimento pela luta de valorização dos artistas populares.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog