A Defesa Civil do Ceará divulgou que, em decorrência das fortes chuvas que caem no Estado e encheram o rio Acaraú, as cidades de Marco - distante 220 quilômetros da capital - e Bela Cruz - a 245 quilômetros de Fortaleza - estão sem água encanada há mais de cinco dias. A interrupção no abastecimento ocorreu ao sistema de bombeamento, que foi danificado pelas águas.
Técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) já foram enviados para Bela Cruz e levaram um novo motor para normalizar o sistema. Até o hospital de Bela Cruz sofreu com os efeitos da chuva. Sem água para realizar procedimentos de rotina, a unidade teve de ser abastecida por um caminhão-pipa. O Centro de Convenções da Cidade - onde 30 famílias estão abrigadas - também teve o bombeamento de água suspenso. A previsão é de que permaneça assim por pelo menos mais dois dias.
Em Marco, carros-pipa garantem provisoriamente a chegada de água potável às famílias. Além disso, cerca de seis mil pessoas estão desabrigadas em 52 municípios atingidos pelas enchentes. As áreas mais afetadas são as regiões ribeirinhas, que sofrem com deslizamentos de encostas, morros e barreiras.
A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) é de chuva permanente pelo menos até o final do mês. Em alguns momentos, a intensidade pode ser forte e acompanhada de descargas elétricas.
Terra
foto:opovo
Nenhum comentário:
Postar um comentário