Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 5 de março de 2009

Produtores de Quixaba conhecem experiência de produção de leite da Fazenda Tamanduá


A Prefeitura Municipal de Quixaba, através da Secretaria de Agricultura, realizou durante toda a manhã de ontem, quarta-feira 04, uma visita à Fazenda Tamanduá, localizada no município de Santa Terezinha, há 19 Km de Patos. O encontro, que contou com a participação do prefeito Júlio Cézar, do secretário de agricultura Luciano Bezerra e de cerca de quinze agricultores, tinha o objetivo de mostrar aos produtores todo o processo da produção orgânica de leite caprino e bovino, já que um projeto semelhante será implantado no município através das parcerias entre Prefeitura, Emater e Banco do Nordeste, para que os pequenos produtores sejam beneficiados, garantindo uma renda mensal através da comercialização do leite e derivados.
A equipe foi acompanhada por um veterinário da fazenda que mostrou detalhadamente como funciona todo o processo do alimento orgânico. “Divulgar a agricultura e a pecuária orgânica é uma forma de plantar um modelo ecológico de produção de alimentos. Hoje existem práticas abusivas, mas com essa teremos um meio de sustentabilidade, onde tudo isso passará para gerações futuras”, disse Allan Glayboon, veterinário.
O secretário de Agricultura, Luciano Bezerra, definiu a visita como sendo de extrema importância. “É de caráter super importante para o município explorar a cadeia produtiva do leite caprino e bovino, respeitando o meio ambiente através de métodos convencionais ou alternativos que utilizem o sistema biodinâmico ou orgânico, pois assim são agregados valores sócio-econômicos, que geram uma melhor qualidade de vida”, afirmou.
Sempre demonstrando visão empreendedora, o prefeito Júlio Cézar se dispõe a apoiar iniciativas semelhantes e na oportunidade ainda mostrou que não desperdiça a implantação de novas tecnologias no município. “Este modelo de agricultura que observamos aqui hoje nos mostra que é possível sim levarmos até a nossa cidade, pois já é uma cultura da nossa região, que além de tudo é oferecida a um baixo custo, tendo como prioridade o benefício do produtor. Também aproveitei a oportunidade para discutir com Pierre Landolt, proprietário da fazenda, assuntos de interesse de toda a população, como o sistema de energia solar, já que somos privilegiados por morar numa região com alto índice de raios solares e também sobre o composto orgânico, no qual são usadas plantas nativas como a jurema e o algaroba. São idéias que não vou desperdiçar”, falou o prefeito.
Já os produtores garantem que o intercâmbio contribuiu para aprimorar os conhecimentos deles.

Amanda Pereira (Comunicação)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog