Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 2 de março de 2009

Cultura: Artista patoense expõe na Capital


Esse Vivente És Tu

O projeto Arte na Empresa da Energisa (João Pessoa) apresenta a exposição “Esse Vivente És Tu” do artista plástico Murilo Santos. A exposição foi aberta nesta segunda, dia 02, ficando em cartaz até o dia 31 deste mês no Hall de Exposições da empresa, que abre suas portas à visitação da exposição individual, composta por 16 trabalhos em óleo sobre tela, do artista patoense.
A principal marca do artista em destaque é o ecletismo estilístico. Num primeiro momento diante dos quadros propostos pelo artista a aparência é a de estarmos diante de uma exposição coletiva. A imagem geral é a de que vários artistas diferentes pintaram aquelas obras. Não obstante este ecletismo não subtrai a qualidade das obras contempladas individualmente. Pelo contrário, a exposição é uma oportunidade de ver o trabalho de um artista que nada contra a corrente e enfrenta a vertente crítica da pintura contemporânea, sedenta pelo artista de um estilo único, que muitas vezes produziu artistas marcados por estilos prematuros e, em conseqüência disso, limitados.
Jornalismo cultural
A consciência crítica do artista Murilo Santos eleva a importância de sua excentricidade estilística. Murilo é graduado em Comunicação Social Habilitação Jornalismo e tem no seu currículo teórico o trabalho científico, monografia, intitulado: A Impressão da Pintura no Brasil: Jornalismo Cultural em Foco. Logo, Murilo apresenta conhecimento sobre História da Arte e, igualmente, da Filosofia Estética, características não essenciais à criação artística, porém, fundamental à formação da consciência artística.
“Trabalho as minhas criações em acordo com a proposta crítica de alguns filósofos por quais mantenho respeito crítico. Por exemplo, concordo com Hegel quando ele diz que uma obra de arte “qualquer” se transforma numa obra de arte “de fato” quando o conteúdo proposto encontra a sua representação ideal. Ora, de acordo com essa assertiva, cada conteúdo, ou assunto proposto pelo quadro, exige uma representação específica. Então eu não posso querer que os assuntos que me incomodam se adaptem ao meu estilo, pelo contrário, o meu estilo é que tem de se adequar às distintas idéias que proponho”, afirma o artista.
10 anos de carreira
Murilo comemora 10 anos de dedicação à pintura este ano. Ele promete como comemoração dos 10 anos de arte o lançamento de um livro catálogo de parte de suas criações – que passam de uma centena – e um ensaio teórico sobre a manutenção do seu ecletismo estilístico. Portanto, aguardemos as palavras enquanto contemplamos as imagens no importante projeto cultural proposto pela Energisa para a arte paraibana.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog