Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Assentados concluem graduação em Ciências Agrárias na Paraíba

Quarenta e dois assentados e assentadas da reforma agrária da Paraíba e de outros 12 estados comemoram, nesta sexta-feira (28), a realização do sonho de concluir um curso de nível superior. Eles participam da solenidade de Colação de Grau referente ao Curso de Graduação em Ciências Agrárias, com Licenciatura Plena, promovido pela Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (Incra/PB), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), em parceira com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Via Campesina. O evento terá início às 19 horas, no Auditório Central do Campus III da UFPB, em Bananeiras.
Além dos alunos que moram em assentados da Paraíba, esta primeira turma do curso, que teve duração de quatro anos, é composta por assentados dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe, Maranhão, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. De acordo a asseguradora do Pronera na Paraíba, Ângela Maria Duarte, o Incra investiu recursos na ordem de R$ 778 mil para a formação desta primeira turma.
Pioneirismo paraibano
A Paraíba é o estado nordestino que oferece mais cursos de nível superior aos assentados. Além desta primeira graduação em Ciências Agrárias, promove o curso, pioneiro no Brasil, de Licenciatura em História para Educadores da Reforma Agrária. A primeira turma de 58 alunos do curso de História concluiu a graduação em junho de 2008. A segunda turma deste curso e a primeira de Pedagogia, com 60 vagas para alunos do Nordeste, também tiveram aulas iniciadas em 2008.
A Colação de Grau contará com a presença de representantes da Reitoria da UFPB, de coordenadores do curso, da superintendente regional substituta do Incra na Paraíba, Inez Marinho, e de servidores da equipe do Pronera.
Metodologia diferenciada
O ingresso nos cursos do Pronera é realizado por meio de processo seletivo diferenciado, semelhante ao vestibular, mas destinado apenas a assentados da reforma agrária e acampados.
A pedagogia utilizada nos cursos também é diferenciada e é conhecida como Pedagogia da Alternância, onde a carga horária dos cursos é dividida em tempo escola (presencial = 70%) e tempo comunidade (nos assentamentos = 30%), proporcionando oportunidade aos assentados de estudar e produzir, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das áreas de assentamento da reforma agrária.
O Pronera
Na Paraíba, de 1999 a 2008, o Pronera investiu mais de R$11,7 milhões na implantação de 21 cursos que beneficiaram 6.871 alunos. Foram oferecidos três cursos de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA); dois de Escolarização, referentes à primeira etapa do Ensino Fundamental; oito cursos Técnico-Profissionalizantes em Agropecuária, com habilitações em Agricultura, Zootecnia e Agroindústria; um Curso Técnico de Enfermagem; dois cursos de Nível Médio com formação em Magistério; dois cursos de Licenciatura em História; um Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias; um Curso de Licenciatura em Pedagogia e um Curso de Especialização em Residência Agrária.
ascom
fotos:lte-editora.com.br/www.agro.unitau.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog