Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 31 de março de 2008

Riscos de alagamentos em Patos



Defesa Civil Municipal e Bombeiros visitam áreas de risco

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, juntamente com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Rubens Nogueira e o comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Figueiredo, estiveram na manhã de hoje em visita aos pontos mais críticos da cidade onde as chuvas estão causando prejuízos e ameaçam invadir novas casas.
Rubens disse que estão sendo disponibilizados caminhões da Infra-estrutura, meio Ambiente e outros veículos das demais secretárias para deslocamento das famílias, quando houver necessidade. Na Rua Aristides Rodrigues, conhecida Rua da Baixa, às margens do Rio Espinharas, foi um dos locais visitados, com várias residências prestes a ser tomadas pela enchente do Rio, caso ele permaneça com seu nível subindo. As famílias já estão sendo transferidas para o ginásio de esportes O Rivaldão.
A Defesa Civil de Patos já solicitou da Defesa Estadual o envio de colchões e mantas para que os serviços de socorro às famílias sejam centralizados, facilitando a distribuição de donativos. Rubens informou que todas as áreas próximas a rios estão sendo consideradas áreas de risco, dentre elas, além da Rua da Baixa, Jatobá, Monte Castelo e Juá Doce.
O prefeito Nabor Wanderley falou sobre as providências que a administração municipal está tomando. Uma delas é orientando das famílias das áreas de alagamentos para estejam sempre preparadas para o caso de sua remoção para lugares seguros. "Estamos com todas as secretarias à disposição da população para que haja a remoção das famílias, dos móveis, conseguir abrigo, condições para que possam se manter até os níveis voltarem ao normal", comentou Nabor, informando que além do Rivaldão, várias escolas, o Centro de Treinamento Maria Martins Maniçoba estão prontos para receber, se preciso for, as vítimas de inundações.
A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão fazendo um trabalho preventivo nas localidades ribeirinhas, orientando sobre como devem agir, inclusive oferecendo os telefones de urgência para que o socorro chegue rápido. A construção de casas às margens de rios e na passagem de córregos só aumentou a preocupação dos órgãos públicos pelo perigo que elas representam em decorrência dessa localização. Semana passada a Prefeitura teve de demolir uma dessas casas que estava atrapalhando a passagem das águas, que inundaram outras vizinhas. O prefeito de Patos explicou que a Prefeitura está tomando apenas medidas emergenciais, mas que após as chuvas pretende reunir os moradores dessas áreas de risco para tentar encontrar uma solução para esse problema que tende a persistir sempre que houver inverno.
Perigo de afogamento
O comandante Figueiredo pediu colaboração das famílias em perigo de alagamento para que, caso tivessem onde guardar seus móveis agilizassem logo a remoção, como também aos banhistas para que tenham cuidado e evitassem pular das pontes e sangradouros dos reservatórios, a fim de evitar afogamentos. Jatobá, que sangrou na madrugada de hoje, é um dos lugares mais visados pelos banhistas, muitos deles crianças. "Com relação às casas, estamos desocupando quatro casas da Rua da Baixa e duas do Juá Doce, todas prestes a ser invadidas pelas águas. As pessoas não podem ficar se arriscando. Prefeitura e Corpo de Bombeiros estão prontos para auxiliar a todos a qualquer momento. Com relação ao banho nesses reservatórios, é preciso muito cuidado", enfatizou Figueiredo.
fotos:Weberson Leitão

Nenhum comentário:

Arquivo do blog