Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 31 de março de 2008

Dengue cresce mais de 25% em cinco dias; Vigilância diz que combate deve ser constante


Os números da dengue no Estado não param de crescer. Até porque, infelizmente, há modos apenas de prevenir a dengue, depois de instalado a caos, fica mais difícil resolver. “Não se combate dengue, se combate o mosquito e esse trabalho deve ser diário e constante”, diz a gerente Executiva de Vigilância da Saúde do Estado da Paraíba Dionéia Garcia. Esta semana, de acordo com a última contagem da Secretária Estadual de Saúde, em cinco dias o número de casos subiu de 1394 para 1892, ou seja, mais de 25%. Isso mesmo com todas as ações de tentativa de controle, segundo Dióneia.
Municípios prioritários
Os agentes de saúde que visitam os municípios a cada dois meses para controle, estão diminuindo os espaços entres as visitas. Os municípios campeões de casos ainda são Cajazeiras, São Bento, Patos e Catolé do Rocha. Também tem muitos casos Cuité, Guarabira, Itabaiana, Monteiro, Piancó, Sousa, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Conde, João Pessoa, Lucena e Santa Rita. Ela diz que a culpa da epidemia não é da população, mas que sem o apoio desta não há como fazer os números começarem a cair. “Os governos podem gastar o quanto quiserem, mas sem a ajuda da população o mosquito não pode ser vencido. E pedimos que as pessoas cobrem e fiscalizem se as inspeções estão sendo feitas”, frisa.
Prevenção
A orientação para a população é a mesma: investir na prevenção. Dionéia explicou que os depósitos considerados predominantes como criadouros do mosquito Aedes aegypti no estado são: cisternas, poço, potes, baldes, tanques, calhas, caixas d' água tanto em cimas das casas quanto ao nível do solo. Os municípios considerados prioritários para o Plano Nacional de Combate a Dengue, por concentrarem 47,3% da população do estado são: Cajazeiras, Catolé do Rocha, Cuité, Guarabira, Itabaiana Monteiro, Patos, Piancó Sousa, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Conde, João Pessoa, Lucena e Santa Rita.

As manifestações clínicas de alerta em casos de dengue são: sangramentos orais, nasais, vômitos com raios de sangue, urina avermelhada, manchas na pele, dor de intensidade forte no abdômen, pressão baixa necessitam de procurar serviço hospitalar mais próximo. Estes sintomas são sugestivos de complicações da dengue ou de Dengue Hemorrágica. Para a Dengue Hemorrágica há necessidade de confirmação laboratorial. Portanto, a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde alerta que faz-se necessário o engajamento de todos na divulgação continua dos sinais e sintomas da dengue bem como das medidas de prevenção que devem ser feitas pela população no combate ao mosquito em suas residências e áreas afins.

Mônica Melo
WSCOM Online

foto:empauta1.wordpress.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog