O cinema tem se tornado uma ferramenta cada vez mais frequente para incentivar a discussão de temas importantes da vida em sociedade. Diante da telona, os expectadores são apresentados a realidades diversas, o que leva ao debate e a troca de conhecimentos. Esse é o objetivo da Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul, que este ano chega a sua 9ª edição.
O projeto é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura. As Faculdades Integradas de Patos foram uma das Instituições escolhidas para sediar as exibições da Mostra esse ano. O evento foi trazido para a Instituição através uma iniciativa do curso de Direito.
No último dia 5 de março foi apresentado o filme “Sophia”, do paraibano Kennel Rógis. Rodado nas cidades de Patos e Coremas, o curta conta a relação entre uma mãe e sua filha com deficiência auditiva. Após a exibição, os convidados foram instigados a uma conversa sobre a temática abordada no filme.
A próxima etapa da Mostra acontecerá nesta quinta-feira (26), no auditório Prof. Paulo Bonavides, Bloco de Direito, a partir das 14h. Será exibido o documentário “Que bom te ver vida”, de Lúcia Murat, que reúne depoimentos de mulheres integrantes da militância de esquerda do Brasil na ditadura militar. O vídeo traz ainda imagens e material jornalístico dos Anos de Chumbo. O filme também resultará em um debate entre os participantes.
Ao todo, a 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul conta com mais de dois mil pontos de exibição espalhados pelo país. As sessões são gratuitas e abertas ao público.
--
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário