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segunda-feira, 23 de março de 2015

Desafio Universitário Empreendedor 2015 está com inscrições abertas



Competição, que desenvolve atividades empreendedoras entre jovens, premia estudantes com tablets e viagens internacionais

Para estimular o empreendedorismo entre jovens e capacitá-los para o mercado, o Sebrae criou o Desafio Universitário Empreendedor, uma competição que consiste em várias atividades presenciais e virtuais feitas ao longo do ano. As inscrições para a edição 2015  estão disponíveis pelo site http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br e podemser feitas por alunos de qualquer curso.

Além de gratuita, a adesão ao programa pode ser feita durante todo o ano por alunos matriculados em universidades credenciadas pelo Ministério da Educação. O desafio foi todo estruturado em forma de competição, ou seja, durante o programa, os estudantes vão acumulando pontos por meio de várias atividades. Será o vencedor quem contar com mais pontos ao final.

Os três primeiros colocados de cada unidade da federação receberão um smartfone, um kit estudante e um troféu. Além disso, vão formar um time para representar seus Estados na final nacional quando vão participar de atividades em que terão que administrar situações de conveniência, cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais para definir o sucesso da empresa. Essa equipe estadual é formada pelos três primeiros colocados mais o primeiro colocado no Ranking Ciclo. O professor mais indicado pelos alunos também é premiado com um smartphone e troféu e os professores indicados pelos alunos vencedores também recebem prêmios.

A premiação da equipe vencedora conta com tablet, um troféu e uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em administração de negócios. A equipe vencedora da etapa nacional na competição do ano passado foi da Bahia e irá participar de uma missão técnica na cidade de Tóquio, no Japão, este ano. A equipe da Paraíba no Desafio 2014 ficou em segundo lugar na competição nacional. Composta por quatro alunos (Danilo Medeiros da UFCG de Sousa, José Renan Braga da UFCG de Sousa, Railson Tavares da Universidade Estácio de Sá de São José de Piranhas e José Carlos Sousa da Faculdade Santa Maria de Cajazeiras), a equipe paraibana concorreu com mais de 100 universitários de todo o país.

Segundo a gestora do projeto no Sebrae Paraíba, Maria José Menezes, o principal objetivo da competição é desenvolver as habilidades de empreendedorismo nos jovens. “Os participantes conhecem sobre liderança, proatividade, gestão de negócios, dentre outros temas, desenvolvendo a capacidade empreendedora dos estudantes”, disse. 

Uma das ações são dez jogos virtuais nos quais os estudantes podem aprimorar seus conhecimentos. Com eles, é possível acumular 100 mil pontos. Os jovens também podem fazer até dez cursos de educação à distância oferecidos pelo Sebrae, o que soma até 100 mil pontos. A participação em atividades presenciais da instituição não tem limite de pontuação e cada um tem um valor diferente.

Até 2012, o programa era chamado de “Desfio Sebrae” e era um jogo que simulava a gestão de uma empresa. O desafio passou por uma reformulação em 2013 e passou a contar com jogos empresariais e cursos presenciais e online.

Equipe paraibana já tem projeto de empresa estruturado
A equipe de estudantes da Paraíba, vencedora da etapa estadual 2014 e segundo lugar na nacional já possui um projeto estruturado para ingressar no mundo dos negócios. Eles querem formalizar a empresa Vestigium, de rastreamento de produtos, na cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano. O projeto já está pronto e os novos empresários buscam parceiros para colocar a ideia em prática.

Segundo um dos idealizadores da empresa, José Carlos Sousa, com esse projeto, o rastreamento de produtos poderá ser feito com mais rapidez e menos custos. O estudante de Administração da Faculdade Santa Maria de Cajazeiras explica que o diferencial do projeto está na inovação, com o uso da Radio Frequência na Identificação e Rastreamento de Produtos em Trânsito (RFID).

“Esta tecnologia dispensa a necessidade do contato visual com os produtos e elimina grande parte da mão de obra utilizada para alimentar o banco de dados do monitoramento. Isso reduz o tempo e o custo do serviço. Estamos procurando o grande parceiro que iniciará o processo de uso desse equipamento no mercado”, disse José Carlos.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
SEBRAE PARAÍBA

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