Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Índice de infestação de dengue atinge patamares preocupantes


Os dados parciais do primeiro ciclo do Índice de Infestação Predial da dengue na regional Patos, exposto hoje pela manhã em encontro ocorrido na 6ª Gerência de Saúde, apresentaram um quadro preocupante, que tem sido o crescimento da presença do mosquito Aedes aegypti. Dos 24 municípios monitorados, Vista Serrana ficou em primeiro lugar em infestação. De cada 100 imóveis visitados, 15 apresentaram a presença do mosquito transmissor da dengue. Em compensação em Areia de Baraúnas o índice ficou em 0,5%, único com índice satisfatório previsto pelo Ministério da Saúde. Outros números elevados são os de Cacimbas (11,9%); Mãe D’Água (7,0%); Cacimba de Areia (7,3%) e São José do Bonfim (6,3%).

Os dados foram destaques nas discussões do plano regional para o controle do Aedes, que envolveu representantes da rede hospitalar de Patos, secretários de saúde da regional e técnicos. O plano, elaborado pela 6ª Gerência de Saúde, orienta os municípios como proceder na prevenção à dengue e visa reduzir os índices de infestação, incidência e letalidade por febre hemorrágica. 

O diretor do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro foi questionado se esse pronto atendimento estava preparado para receber pacientes com os tipos graves da doença. Ele explicou que no momento em Patos não tem como atender esses casos específicos por falta de especialista (infectologista), bem como os médicos não estão devidamente capacitados para lidar com a dengue hemorrágica e não existe também a estrutura adequada.

O diretor do Regional pediu a colaboração dos municípios, para que estes cuidem dos casos simples de dengue, para evitar a superlotação do Hospital, algo que acaba por atrapalhar o atendimento dos casos de urgência. 

O diretor da 6ª Gerência Regional de Saúde, Davi Nunes da Paz, fez questão de frisar a importância do fortalecimento da luta contra a dengue com ações municipais consistentes, com a participação de todas as secretárias, levando educação, intensificando a limpeza pública, visitando cada domicílio e fazendo mutirões com os profissionais de saúde.

Da regional Patos apenas dois municípios declararam na reunião desenvolver um plano de controle da dengue, São José de Espinharas e Teixeira. Em São José de Espinharas 2010 foi um ano de muitas ações com a comunidade, inclusive com os médicos do PSF visitando as residências, palestras nas escolas e a própria comunidade fazendo manifestações nas ruas contra a dengue. Como resultado o índice de infestação do mosquito é um dos mais baixos dentre todos os 24 municípios que compõem a jurisdição de Patos.  

Mas as projeções do setor de epidemiologia são de avanço com maior intensidade da infestação do mosquito, espacialmente a partir de março, com o período invernoso. Por isso a Paraíba está se mobilizando para evitar o pior. “Precisamos que cada morador seja responsável com seus depósitos de água, caixas d’água, ou seja, faça sua parte na prevenção da dengue”, enfatizou Davi.

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog