Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Capacitação em protocolo de urgência e emergência é oferecida para funcionários do HR


Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem da linha de frente da urgência e emergência do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, além de alunos de Medicina da UFCG (Cajazeiras) estão participando nesta sexta-feira e sábado 05 de uma capacitação sobre as condutas iniciais em pacientes graves, dentro da política de educação permanente que está sendo trabalhada em toda a rede hospitalar do Estado. A capacitação acontece no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde.
Dr.Klauber (cardiologista)
Existe uma grande preocupação do Hospital Regional no tocante aos procedimentos no atendimento aos pacientes que chegam ao pronto-atendimento. Segundo Klauber Marques França, diretor clínico do Janduhy Carneiro, 90% dos funcionários da urgência e emergência do Brasil não conhecem 100% dos protocolos. Falou da sintonia, responsabilidade, atenção,  iniciativa e conhecimento que todos devem ter nessa área hospitalar.
No pronto-atendimento o paciente prioritário é aquele com risco iminente de morte e que a equipe tem está alerta a cada detalhe, verificar todos os procedimentos previstos no protocolo, monitoração da PA (pressão arterial), exames de raio X, eletrocardiograma, volume urinário, gasometria (análise de gases no sangue arterial), dentre outros e em que momento devem acontecer. Essas foram algumas questões apresentadas pelo cardiologista Klauber.
A dor torácica (precordialgia), que representa de 5% a 10% do total de atendimentos na emergência, foi outro ponto bastante trabalhado na capacitação pelo diretor clínico do Regional. Suspeita de obstrução das vias aéreas; verificação da frequência respiratória, cardíaca; pressão arterial; pulso, são algumas atitudes previstas nos protocolos que devem ser seguidas com atenção pelos profissionais de saúde do pronto-atendimento. Sempre lembrando a importância da realização do MOV (monitor, oxigênio e veia).
Sobre parada respiratória, como auxiliar o paciente nessas situações, Klauber, irá tornar mais abrangente esse assunto neste sábado, inclusive com simulação de PCR – parada cárdio-respiratória.


Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog