Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Quixaba desperta para plantio de palma

Aproveitando bem as características oferecidas pela região, Quixaba vem descobrindo novas perspectivas de desenvolvimento através do plantio de cactáceas. Ainda de maneira modesta, cerca de 20% dos solos do município estão sendo destinados ao plantio e à unidades demonstrativas. 
Os tipos mais explorados são a graúda; encontrada com maior expressividade, a orelha de elefante e a gigante. Para Francisco Manoel, o investimento na palma é de grande importância. “Comecei minha plantação há três anos, com apenas uma muda que encontrei na estrada. Não tenho uma área muito grande plantada, mas já me serviu muito; pois foi com essa palma que cultivo aqui no jardim da minha casa que sustentei meus animais nessa seca. Não tinha condições de fazer o mesmo usando ração. 
E a minha intenção é somente ampliar.”; disse o agricultor. A palma sempre foi conhecida no sertão por ser uma grande alternativa para a alimentação de animais durante o período de seca; mas é através do Programa Arizona, criado pela secretaria de agricultura em parceria com a Emater, que tem como objetivo orientar os agricultores do município com noções sobre o manejo e conservação de solo e água, que eles receberão uma assistência técnica especializada sobre o cultivo das cactáceas. “Além de disseminar essa idéia entre todos os produtores rurais do nosso município, estaremos oferecendo todo o apoio logístico no tocante a assistência técnica e difusão desta cultura, através de orientações e acompanhamento diário.”; declarou o secretário de agricultura Luciano Bezerra. 

Amanda Nóbrega

Nenhum comentário:

Arquivo do blog