A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Patos, desmembrada da UFPB, sendo criada pela Lei no. 10.419 de 9 de abril de 2002, realiza nesta semana, nos dias 16, 17 e 18 uma programação especial para comemorar seu aniversário de 30 anos de sua implantação em Patos. No dia 16, quinta-feira, a reitoria será instalada na cidade de Patos, onde o reitor Thompson Mariz irá despachar com todos seus pró-reitores.
Hoje pela manhã o diretor do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) do Campus de Patos, Paulo Bastos, com uma equipe de professores, esteve reunido com alguns secretários municipais para firmar uma parceria de apoio logístico por parte da Prefeitura, nos três dias de programação. De acordo com Bastos, o aniversário da UFCG, que possui os melhores cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal do Norte-Nordeste, aconteceu no mês de janeiro deste ano, mas, a pedido de ex-alunos que sempre visitam a cidade durante a festa da padroeira Nossa Senhora da Guia, ou Festa de Setembro, a direção de Centro resolveu deixar as comemorações para este mês para promover esse reencontro, que deverá acontecer principalmente na barraca e Veterinária, montada na área da festa.
Além da instalação da reitoria da UFCG em Patos, já que a sede é em Campina Grande, como parte das comemorações, consta na programação da instituição de ensino superior a realização de seminários, mesas-redondas, mini-cursos na Universidade e no dia 17 (sexta-feira à tarde) a UFCG estará na praça Getúlio Vargas, momento em que apresentará à população os serviços oferecidos e fazendo também um tipo de prestação de contas de suas ações.
Sobre esses serviços Paulo Bastos destacou o viveiro florestal e o Hospital Veterinário, que são bastante procurados pela população. “No próximo ano, com a implantação das clínicas odontológicas, acredito que a procura aumentará bastante por nossos serviços, principalmente pela população carente”, explicou Bastos.
Além dos cursos de Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, funcionam no Campus de Patos os cursos de Odontologia e Ciências Biológicas. Também são oferecidos quatro cursos de nível de pós-graduação: mestrado em Medicina Veterinária, mestrado em Engenharia Florestal, mestrado em zootecnia e doutorado em Medicina Veterinária.
O secretário de Infraestrutura de Patos, Lelis Trindade, explicou que a Prefeitura, através de várias secretarias, a exemplo da educação, Agricultura, Infraestrutura e Saúde vai se fazer presente às comemorações dando suporte aonde for preciso na realização da programação. Falou da importância que tem sido a UFCG ao longo desses trinta anos de sua implantação na cidade. “É uma instituição que sempre contribuiu desenvolvimento para Patos. Hoje há um nicho econômico em torno da Universidade, fazendo circular capital em todos os segmentos produtivos, no segmento de serviços, gerando divisas para o município”, comentou Trindade.
A Universidade Federal de Campina Grande chegou a Patos em 1980, absorvendo os cursos de Medicina Veterinária e de Agronomia, substituindo este por Engenharia Florestal, que eram oferecidos pela Fundação Francisco Mascarenhas. Naquela época, segundo Paulo, a estrutura era bastante precária e faltava qualificação docente. Ao longo dos anos os investimentos foram acontecendo e hoje, bem estruturada, a UFCG vem contribuindo fortemente para a formação profissional e desenvolvimento regional.
Com sede em Campina Grande, fazem parte da UFCG os campi de Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras, Cuité e Sumé, esses dois últimos no Cariri paraibano.
Fotos: Marcos Eugênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário