O município de Patos iniciou nesta segunda-feira 13, na zona rural, a campanha nacional de vacinação anti-rábica, cujo Dia D será no próximo sábado 18. Todas as comunidades rurais estão sendo visitadas. Cães e gatos devem são o alvo das ações de imunização. A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, trabalha com uma meta prevista pelo ministério da Saúde de aproximadamente de 10 mil a 13 mil animais.
O número é calculado tendo como referência os números do Siab – Sistema de Informação da Atenção Básica e o Ministério da Saúde trabalha com dados como se Patos tivesse mais de 100 mil habitantes, diferentemente das informações do IBGE, para o qual o município não atinge esse montante de moradores. De acordo com José Amorim, coordenador da Vigilância Epidemiológica, essa distorção numérica causa alguns transtornos, com ameaças do MS de corte de verbas, inclusive para o repasse destinado às campanhas anti-rápidas e por isso o Município tem que fazer justificativas nos relatórios, antes e ao final da campanha. “Se conseguirmos vacinar 80% dos animais atingiremos nossa meta”, diz Amorim, conclamando a população a levar seus animais aos postos de vacinação.
No Dia D, sábado 18, cerca de 50 postos por todos os bairros. Aproximadamente 200 alunos de medicina Veterinária da UFCG e agentes de endemias vão estar a postos para atender o público. A raiva, ou hidrofobia é uma doença com 100% de letalidade. Por isso importante os habitantes levarem seus animais com idade acima de seis meses.
Veja o cronograma da vacinação em Patos.
Hoje dia 13- área da Trincheira
14 – Sítio Pia, Pedra Branca
15 – Sítio Serrote Liso, Bela Vista e Poço Cercado
16 – Marrecas, Pilões, Lagos de Açude
17 – Mocambo de Baixo e Mocambo de Cima
18 – Todos os bairros de Patos
Foto:carmodorioclaro.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário