A Gerência de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde desratizou, de janeiro a julho deste ano, 262 domicílios. Somente em julho, mês em que o índice de chuvas, que aumentam o risco da leptospirose, foi alto, foram 71 residências desratizadas. A leptospirose é uma doença infecciosa grave causada pela bactéria leptospira, presente nos rins do rato.
As ações de controle de roedores incluem a desratização de áreas públicas como terrenos baldios onde a população joga lixo, e domicílios, que pode ser solicitada através do telefone do Centro de Zoonoses: 3310-7062. Nos locais suspeitos, a desratização é feita em um raio de 50 m, informou o gerente de Vigilância Ambiental em Saúde, Gilmar Vidal.
"Trabalhamos em áreas consideradas de risco e atendemos às solicitações da população em situações emergenciais", acrescentou Gilmar. As ações têm como objetivo prevenir a ocorrência de casos de leptospirose e reduzir a população de roedores na área urbana, que costuma aumentar no período chuvoso porque a leptospira pode sobreviver, principalmente em locais úmidos como lama, águia e margens de córregos e canais.
A DOENÇA - Em tempo de chuvas, canais, córregos e a própria rede de esgoto transbordam, invadindo tocas de ratos e contaminando a águas das residências com a leptospira que estava no meio ambiente. Ao entrar em contato com a água ou lama contaminada, a pessoa pode ser infectada, principalmente se tiver cortes ou arranhões na pele ou mucosas. A contaminação também pode ocorrer através do consumo de alimentos, medicamentos e água contaminados. Os sintomas da leptospirose são parecidos com a da gripe: dor de cabeça, dor muscular, febre e mal-estar. Nos casos mais graves, podem aparecer icterícia e manifestações hemorrágicas.
A prevenção pode ser feita evitando tomar banho em enchentes e ter contato com com lixo, lama e esgotos; não deixar restos de comida no fogão, mesa, pia ou chão, manter despensas e depósitos limpos e arrumados, deixar a caixa d’água sempre fechada, não acumular lixo ou entulho, vedar ralos e esgotos, colocar o lixo em baldes ou latas tampadas, manter terrenos baldios, quintais, garagens e depósitos limpos e desmatados.
Ascom/PMCG
Nenhum comentário:
Postar um comentário