Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Patos participa da 6ª Ruraltur



O município de Patos participa de quinta a sábado desta semana da 6ª Ruraltur – Feira Regional de Turismo Rural, que acontece no Hotel Tambaú. O encontro, realização do Sebrae, que terá participação de grande parte das empresas do segmento turístico nordestino, marca o 1º Seminário Nordeste de Turismo Rural. Além de palestras por facilitadores, com estudos e mapeamentos de oportunidades de negócios, temas ligados ao desenvolvimento rural e exposição de várias experiências bem sucedidas.
O 1º Seminário terá como tema central “O turismo no Nordeste no horizonte de 2014 – Uma rede de oportunidades”. A idéia é ampliar a rede de pessoas capacitadas, com idéias e interesses em desenvolver novos empreendimentos e assim consolidar os roteiros turísticos em toda a Região Nordeste.
O diretor de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Patos, Dinarte Bezerra, explicou que esse momento é importante para o turismo rural, um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Falou da atenção que o prefeito Nabor Wanderley tem dado ao setor, que na visão da administração municipal, tende a crescer bastante na região. Explicou que o Fórum Vale dos Sertões vai marcar presença no encontro levando os atrativos rurais de vários municípios.
Citou como um dos principais atrativos o Pico do Jabre, localizado em Maturéia, sítios arqueológicos e uma série de outras opções para os turistas. A equipe técnica do Vale dos Sertões que vai catalogar todos os pontos que podem ser explorados pelo turismo rural. “Além disso, iremos promover cursos de reciclagem ao pessoal da hotelaria e similar para que possa receber bem o turista. Precisamos também sinalizar todo o roteiro turístico para facilitar a vida dos visitantes, sermos profissionais para responde à altura o interesse do turista”, comentou Dinarte.
Ele explicou que o turismo envolve desde a cultura local, a gastronomia, artesanato e comércio, que geram divisas para o município. Diz que o Vale dos Sertões vai reivindicar dos órgãos governamentais que estarão no evento, investimentos para alavanquem o desenvolvimento turístico rural em nossa região. “Estamos ampliando nossas parcerias, mais municípios, empresas e vamos visitar os bancos, para fortalecer essa cadeia de desenvolvimento local”, enfatizou, acrescentando que Patos tem diversas potencialidades econômicas que precisam ser melhor divulgados  para atrair turistas de todo o país, a exemplo de sua gastronomia, artesanato, os rios, que também são excelentes alternativas geradoras de renda.  
Coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog