Uma das cinco maiores e mais antigas editoras do Brasil, criada há 109 anos, a Vozes, presente nas principais capitais brasileiras, com filial em Portugal, acaba de lançar a segunda edição da obra Lições da Gramática em versos de cordéis, do escritor patoense Janduhi Dantas.
A obra, inclusive contendo o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, já tem mais de 10 mil exemplares vendidos, sendo importante fonte de conhecimento para alunos de todas as séries, dos quatro extremos do país.
Uma linguagem clara, objetiva e prazerosa, através das rimas bem construídas pelo poeta Janduhi, o livro, ao ganhar o prêmio do BBN Cultural em 2004, no ano de seu lançamento, seu formato era cartilha, tendo sido lançada naquele ano em três edições.
O interesse da Vozes por essa grande contribuição literária de Janduhi para o ensino de Língua Portuguesa surgiu após uma matéria veiculada na Revista Língua Portuguesa, de São Paulo, no número inaugural, em 2005. Autor e editora mantiveram contato e consequentemente o lançamento da primeira edição, saída em fevereiro de 2008 e, devido à grande aceitação pelo público, mais uma edição está nas praças e bem perto de se esgotar.
Apesar desse belíssimo trabalho ser reconhecido nacionalmente, inclusive por importantes pesquisadores, a exemplo de Maria Alice Amorim, detentora de um acervo de mais de sete mil cordéis, almanaques que versam sobre a cultura nordestina, autora do livro No visgo do improviso ou peleja virtual entre cibercultura e tradição, a qual assina a contra-capa de Lições de Gramática, na cidade de Patos é raro encontrá-la nas bibliotecas da cidade. (pbnoticias.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário