Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Cartão vermelho par o trabalho infantil de Patos


Amanhã, 12 de junho, será comemorado o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Para celebrar a data a Secretaria de Desenvolvimento Social de Patos realizou na manhã desta sexta-feira 11 uma mobilização na Praça Getúlio Vargas para apresentar à sociedade ações desenvolvidas no Peti para que o trabalho infantil seja erradicado da cidade, levando também para o público a campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, proposta pela OIT – Organização Internacional do Trabalho. Uma vasta programação cultural marcou o evento na Getúlio Vargas, danças, jograis, fantoches e participação da fanfarra do Peti.
“Temos que dar nossa contribuição às crianças seus direitos, de educação e saúde de qualidade e que elas possam brincar. Pois criança não pode trabalhar, não pode ficar fora da escola. Uma das preocupações nesse sentido da administração municipal tem sido a recuperação das praças, oferecendo espaços para que elas possam brincar”, comentou Helena Wanderley, secretária de Desenvolvimento Social.
Hoje existe um trabalho em conjunto desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde para eliminar formas de exploração do trabalho infantil. No Peti de Patos os alunos, além do reforço escolar, participam de diversas atividades, a exemplo de danças, práticas esportas, aulas de arte em mosaico, meio ambiente, fanfarra, palestras sobre higiene, cidadania, brincadeiras e lazer. Para evitar o trabalho infantil, existe a busca ativa em áreas de risco, o convencimento com os pais para que matriculem seus filhos. No Peti Patos estão matriculadas 600 crianças.
Uma das resistências enfrentadas pelo Peti tem sido a falta de consciência de muitos pais, que  colocam seus filhos para ajudá-los em atividades, tipo catar latinhas, vender verduras. “Isso gera renda para a família, mas a criança quando entra no Peti adquiri conhecimentos, se socializa”,  disse a diretora do Peti Patos, Zootânia Torres.
Helena Wanderley informou que o prédio do Peti de Patos passa por reformas e ganhará áreas para a implantação de uma biblioteca, sala de leitura, brinquedoteca, através de parceria com o Sesi para que as crianças possam ter aprendizagem digital.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog