Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Secretária convoca contribuintes com problemas no IPTU



A Secretária de Finanças de Patos, Méricles Medeiros, participou na noite de ontem de uma audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores, cujo tema em destaque foi o IPTU. Com o grande número de reclamações da população, questionando os valores cobrados desse imposto, a secretária, juntamente com o representante da Cadastral, empresa contratada pelo Município, José Marcondes Osório, foram convidados pelo Legislativo para explicar o método adotado na planilha cobrada aos contribuintes.
Durante sua explanação Méricles falou da defasagem em 20 anos dos valores do IPTU. Explicou que para se chegar à taxa do IPTU são usados vários parâmetros, desde área coberta, infraestrutura, preço de mercado do metro quadrado de área construída, dentre outros. Já Marcondes Osório explicou tecnicamente como foi realizado o levantamento dos imóveis de Patos, medição, um trabalho cartográfico que fez uso de imagens aéreas que auxiliaram no levantamento de dados.
Vários populares, representantes de entidades, fizeram questionamentos à secretária, que os respondeu e reconheceu que há alguns erros de cálculos no valor cobrado do IPTU e solicitou que as pessoas que apresentarem esse tipo de falha no carnê procurem a Secretaria de Finanças, a Cadastral para que haja reavaliação. “Há casos em que houve valor triplicado por problemas de ausência do morador, em imóveis fechados há mais de trinta dias. Por isso as pessoas devem vir em busca de seus direitos e todos os erros serão esclarecidos e devidamente corrigidos”, enfatizou Méricles.
O vereador Antônio Ivanes de Lacerda sugeriu ao município fazer um parcelamento de até dez vezes para facilitar a quitação do tributo. Ao final da sessão foi formada uma comissão de vereadores para acompanhar o problema do IPTU na cidade de Patos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog