Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Violência no trânsito é tratada em programa de rádio de Patos


 
  
 
Hoje o programa Cidade em Debate, da emissora de rádio Itatiunga FM, sob apresentação do  jornalista Genival Junior e o acadêmico de Jornalismo, Eduardo Rabelo, tocou num assunto cuja preocupação vem crescendo e assustando a sociedade, não apenas patoense, mas paraibana: o grande número de acidentes no trânsito. Para tratar do tema foi convidado o coordenador de Traumatologia do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, Umberto Jansen. O setor da urgência e emergência tem servido como verdadeiro termômetro da falta de cuidados que os condutores têm no trânsito.

Diariamente dão entrada no pronto socorro do Regional vítimas de acidentes, na sua maioria envolvendo motocicletas. Quando não morrem convivem com profundas e dolorosas sequelas, que levam longos meses para uma total recuperação, ou ficam com algum tipo de deficiência.

Segundo o ortopedista Umberto Jansen, cada vez mais as cirurgias se tornam complexas pela gravidade em que chegam as vítimas. Alguns são obrigados a ser transferidos para outros centros, como o Traumas de João Pessoa. “As pessoas abusam mais da velocidade, não tomam as devidas precauções, como a direção defensiva, sem contar que as máquinas também estão mais potentes. Por isso os acidentados apresentam problemas cada vez mais complexos”, disse Jansen.

Em quase meia hora de entrevista ele falou dos avanços na melhoria do atendimento do Hospital de Patos a partir da implantação do Classificação de risco, onde se prioriza os que  precisam de socorro mais urgente. Hoje 14 ortopedistas se revezam na Trauamatologia, sendo três por dia e dois nos finais de semana. Além do atendimento eles realizam praticamente todos os dias cirurgias emergenciais e pré-agendadas. De cada cem cirurgias ortopédicas realizadas no Janduhy Carneiro, 85% têm como causa acidente envolvendo motos.

“Além de todo o sofrimento por que passa o acidentado, sua família, amigos, as pessoas vítimas de acidentes têm custo muito elevado para o governo, seja pelo tratamento longo, seja pelo benefício a que direito. Por isso ser tão importante a prevenção através do trabalho educativo, da conscientização de cada um no respeito às leis de trânsito, respeito com o próximo”, acrescentou Umberto Jansen. 

www.hrpatos.pb.gov.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog