Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 22 de setembro de 2009

IFPB completa 100 anos nessa quarta-feira



Nessa quarta-feira, 23 de setembro, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) completa 100 anos de existência. A instituição iniciou suas atividades em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, estando entre as primeiras instituições a ser criadas pelo presidente da República Nilo Peçanha. Na década de 40 tornou-se Liceu Industrial e em 1968, a Escola Técnica Federal da Paraíba. Em 1999, transformou-se em Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet). A cada mudança correspondia a expansão de suas atividades, sempre voltadas para o saber relacionado ao mercado de trabalho.
A mudança mais recente para Instituto, em dezembro de 2008, assinala um novo tempo com a integração à Escola Agrotécnica Federal de Sousa, que se tornou um dos campi do IFPB. Atualmente, o IFPB tem 7000 alunos e atuação em nove cidades, oferecendo 23 cursos superiores, quase 20 cursos técnicos para quem já concluiu o Ensino Médio e outros que unem a formação técnica ao Ensino Básico. Diversos eventos na área de ensino, cultura e esporte têm marcado todo o ano de comemoração da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Selo homenageia a Rede Federal
A programação especial se inicia às 9h, com apresentação da Banda da Polícia Militar da Paraíba, instituição que tinha fortes laços com a Escola no início do século passado. Às 15h30, no Auditório José Marques, está prevista a solenidade de obliteração do selo do centenário. Em todo o país, os Correios estão homenageando os 19 Institutos que deram início ao trabalho da imensa Rede Federal. A solenidade deve ainda homenagear o reitor João Batista de Oliveira Silva, o ex-diretor da então ETF, Itapuan Botto Targino e o diretor regional dos Correios, José Pereira da Costa Filho, que é ex-aluno, onde se formou em Eletrotécnica, nos anos 70.
O reitor do IFPB, João Batista, que também se formou em Eletrotécnica na década de 70, fala com emoção de sua relação com a instituição. “Tenho a fortuna de ser gestor no momento em que o ensino profissional alcança a maior expansão. Tenho com essa instituição uma relação passional desde a mais tenra idade e homenageio a multidão de homens e mulheres que trabalham incansavelmente por ela” declarou.
No final da tarde, a programação festiva tem continuidade com apresentação de alunos dos campi de João Pessoa, Cajazeiras, Sousa e Campina Grande, finalistas do Festival de Intérpretes que movimentou os jovens artistas. Desde o início do mês, apresentações artísticas dos diversos grupos musicais do IFPB como a IFPB Jazz Band, o Grupo de Sax, Camerata e Banda Sinfônica têm emocionado os servidores.
Essas últimas duas semanas marcaram o início das aulas nas cidades Patos, Princesa Isabel, Picuí, Cabedelo e Monteiro. Esse mês, os campi da Cajazeiras e da Capital comemoraram a colocação avalizada pelo Inep/MEC de que seus cursos estão entre os melhores do país, segundo o Índice Geral de Cursos e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.


Érica Chianca - Assessoria


Nenhum comentário:

Arquivo do blog