Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 15 de setembro de 2009

I Jornada de Urgência e Emergência chega ao fim

Terminou hoje à tarde a I Jornada de Urgência e Emergência de Patos promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, tendo à frente a equipe do Samu. O evento, que teve início no último sábado 12, teve como principal objetivo reciclar profissionais socorristas que atuam tanto no Samu de Patos como em toda rede de saúde pública da região. Exatamente há três anos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Patos era implantado. Esse fato mereceu um grande bolo e os parabéns de todos os participantes da capacitação.
No último dia da I Jornada foi dada continuidade às palestras enfocando temas diversos que fazem parte do cotidiano do socorrista. Uma mesa redonda reuniu representantes do Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, que discutiram procedimentos adotados no socorro às vítimas. M. Silva, da PRF foi questionado pela diretora do Hospital Regional, Paula Gouveia, sobre que tipo de atitude a população deveria tomar para ter de volta o helicóptero que havia na Paraíba, sob cuidados da PRF, mas que fora participar de um evento no Rio grande do Sul e não retornou. M. Silva informou que a aeronave, importante no trabalho de resgate, estaria de volta em breve para auxiliar nas emergências.
O secretário de Educação de Patos, José Francisco de Sousa (Zeca), representando o prefeito Nabor Wanderley, falou do grande esforço da Prefeitura para realizar tal evento, de sua importância, como também da doação de cada integrante do Samu para o sucesso do encontro. Comentou que a Jornada abre perspectivas de uma maior interação entre Samu, hospitais, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros nessa missão de lutar pela vida.
A diretora do Hospital Regional de Patos, Paula Gouveia, disse que a I Jornada de Urgência e Emergência foi um ganho histórico para a cidade, que começa a produzir ciência, a contar aquilo que vem fazendo há três anos através de eventos desse porte. Importante também para a vida acadêmica de Patos, pela presença de várias faculdades, inclusive de Enfermagem.
Para ela o êxito desse encontro coordenado pelo Samu vai dar origem à jornada de saúde do Janduhy Carneiro, que será trabalhado também com muito carinho e empenho por todos que fazem aquele pronto socorro. Sobre o que representou essa reciclagem para os socorristas, enfatizou que estes vão rever conceitos, corrigir erros e ver aquilo que podem fazer a mais na sua profissão.
Eduardo Henrique, socorrista do Samu, enfatizou que a Jornada representa muito em se tratando de aquisição de conhecimentos para os participantes. Conhecimento este que terá reflexo direto na qualificação profissional e no melhor atendimento à população. Sugeriu que essa reciclagem tivesse continuidade.
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog